E aí, caro entusiasta do vinho? Você sabe a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier?
São tantas publicações e tantas denominações neste mundo, que é muito fácil ficar em dúvida. E, pensando nisso, a vinífera chegou para colocar os pingos nos “is”.
Enólogo: É o profissional, formado em enologia, e que trabalha diretamente na vinícola. Detentor do conhecimento científico, ele coordena todo o processo de elaboração da bebida e suas combinações para tornar o vinho cada vez melhor. Ou seja, o enólogo faz o vinho.

Enófilo: Sou eu, você e todos aqueles que apreciam um bom vinho e sabem (ou não..rs.) do que está falando. Além de degustar o vinho, estamos sempre estudando e nos interando sobre o assunto, seja em livros, revistas especializadas ou em blogs, como este que vos fala. A palavra enófilo é de origem grega e significa Amigo do Vinho.
Sommelier: É o profissional que trabalha em restaurantes, elaborando cartas de vinhos e orientando clientes a respeito do vinho que mais se harmoniza com o prato. Atualmente, também vemos sommeliers participando da escolha dos vinhos que estarão nas condôlas dos melhores supermercados e lojas do ramo.

- Vale lembrar que enólogo, enófilo e sommelier podem conduzir degustações, proferir palestras e comandar cursos de vinhos.