Com direção de David Kennard, Um ano na Borgonha ( A Year in Burgundy) é um dos mais belos filmes sobre vinhos que já tive a oportunidade de assistir. Se você tem Netflix, ele estará lá disponível e esperando apenas o seu play para levá-lo a uma fascinante viagem pelos vinhedos da Borgonha, uma das regiões francesas que nos brinda com alguns dos melhores néctares do mundo.
A importadora de vinhos Martine Saunier é quem guia o espectador por campos, vinhas, adegas e residências de famílias produtoras. Até hoje, grande parte do trabalho é artesanal, como há centenas de anos, desde que os monges católicos plantaram as primeiras vinhas por lá.
Além da bela fotografia, o que mais me chamou a atenção foi acompanhar de pertinho cada etapa do processo de vinificação da Chardonnay e Pinot Noir, uvas ícones da região. Somos levados a vivenciar o cotidiano dos viticultores ao longo das 4 estações do ano, com suas alegrias, medos e ansiedades.
Outro ponto interessante, sem dúvida, é um evento chamado Chevaliers du Taste Vin, que reúne enófilos do mundo todo. Os membros desta confraria (que existe desde a década de 30), bem como seus convidados, experimentam 6 pratos da cozinha francesa, acompanhados de alguns dos melhores vinhos da Borgonha. E, Martine Saunier, obviamente faz parte deste seleto grupo.
Confira e depois volta aqui para contar o que achou. Eu adorei!
[…] e sommeliers. Afinal, trata-se do sucesso de mais uma safra que merece ser muito celebrada. Outro dia mesmo estava assistindo ao documentário “Um ano Na Borgonha” e acompanhava os…. O clima, as pragas, enfim, tudo isso é capaz de tirar o sono de muitos deles. Portanto, quando […]
CurtirCurtir