Dica de Leitura: A Viúva Clicquot, de Tilar J. Mazzeo

A Viúva Clicquot, de Tilar J. Mazzeo, foi um dos primeiros livros que li sobre vinhos, lá pelos idos de 2009. E não é só por isso que ele é o meu xodó. A narrativa de Tilar, uma biógrafa de mão cheia, prende o leitor do início ao fim.

barbe

O livro conta a história da lendária viúva que deu nome a uma das casas de champagne mais prestigiadas do mundo. Após a morte do marido, Barbe-Nicole Clicquot se viu impulsionada a comandar a casa de champanhe da família. No entanto, ela nunca poderia imaginar que seu negócio sobreviveria às guerras napoleônicas e a uma série conflitos, inclusive familiares. E mais ainda: que se tornaria uma mulher de negócios inteligente e audaciosa, que se negou a seguir um destino de submissão traçado para maioria das mulheres da época.

800px-Veuve_Clicquot_-_bottle
Garrafa de Veuve Clicquot em mesa de degustação

Atualmente, graças às qualidades de Barbe-Nicole, o Champanhe Veuve Clicquot é sinônimo de luxo e sofisticação, tanto que pertence ao conglomerado francês LV (Louis Vuitton) desde 1987.

O livro é, de certa forma, a biografia de um dos vinhos mais prestigiados do mundo. Aliás, Tilar Mazzeo tem o talento de escrever sobre a história das “coisas” (produtos), bem como das pessoas que fizeram parte de sua trajetória. Outro livro sensacional da autora é o Chanel nº5, que fala sobre  um dos perfumes mais famosos do século XX, assim como da estilista que o criou, Mademoiselle Coco Chanel.

Eu nem preciso dizer que amei a biografia da Viúva Clicquot. Afinal, já li duas vezes. Sem falar que pode ser uma ótima opção para passar o tempo na companhia de um bom espumante, mesmo que não seja um legítimo Champagne. Que tal, hein? Quando se trata de borbulhas, me sinto até suspeita para falar.

Bom sábado e ótimos vinhos! Tim-Tim!

Um comentário em “Dica de Leitura: A Viúva Clicquot, de Tilar J. Mazzeo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s