Mude seus conceitos sobre vinho

É certo que nenhum ser humano na face da terra sabe absolutamente TUDO a respeito de vinhos. Se mesmo o enófilo ou profissional que lê, estuda e degusta bastante, pode ter dúvidas, imagina alguém que acabou de aterrizar no mundo da viticultura?

Pois prepare-se para mudar alguns dos seus conceitos sobre vinho, inclusive aqueles que você deve ter trazido lá da juventude, quando tomava Sangue de Boi com seu tio.

wineglass-553467_640

“Vinho, quanto mais velho melhor”: poucos vinhos são destinados ao envelhecimento, ou seja, à guarda. A maioria deve ser consumida jovem ou com poucos anos de estágio em garrafa. Grande parte dos vinhos, antes de ir para a garrafa passa um tempo amadurecendo em barricas de carvalho, uma madeira porosa, que permite a micro-oxigenação do vinho, conferindo-lhes aromas agradáveis, especialmente de madeira e baunilha. Esta fase é importante, sobretudo no caso dos tintos, para equilibrá-los melhor no quesito tanicidade (aquela sensação de cica que fica no céu da boca) e acidez.

“Que gostinho bom de uva”:  apenas alguns vinhos finos têm sabor que lembra a uva (como por exemplo, Moscatel, Gewürztraminer, Malvasia). Vinhos com cheiro acentuado de uva costumam ser de baixa qualidade.

“Vinho Suave”: o correto seria o termo “vinho doce”, quando nos referimos a vinhos de sobremesa. Suave é palavra associada a vinhos que foram adoçados artificialmente com açúcar.

Agora que você já sabe esse pequeno bê-a-bá, continue aprimorando seus conhecimentos e degustando ótimos vinhos. Domingo tranquilo para todos! Salut!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s