Celebrando com vinhos

Eu sou do tipo de pessoa que adora receber os amigos em casa, mesmo sem nenhum motivo aparente. Afinal, garrafas de 750ml só podem ser esvaziadas mediante ajuda, isso se você não quiser queimar a largada e dormir mais cedo, deixando de aproveitar a noite.

_DSC5623

Por essas que fico feliz quando algum amigo cervejeiro decide mudar de lado. E são muitos os que optam pela loira. Mas, se o seu círculo de amizades for povoado de amantes do néctar de Baco, se liga nessas dicas e arrase como anfitrião.

Quantidade de vinho: você pode calcular, por pessoa, duas taças para a entrada, duas para o prato principal e uma para a sobremesa, lembrando que neste último caso o vinho é sempre mais alcoólico e faz as vezes de um licor. Caso você esteja pensando em oferecer apenas alguns petiscos, sugiro meia garrafa por pessoa.

Seqüência: sempre dos vinhos leves aos encorpados.

Taças: se você tiver uma ampla coleção em casa, ótimo! Pode usar uma para cada tipo de vinho. Caso contrário, não vejo problema algum em usar a mesma taça para tintos e brancos. No caso dos espumantes, o ideal é investir em flûtes, que permitem que o convidado observe melhor a efervescência, sobretudo se o espumante for de qualidade e tiver a perlage persistente e linear. Em minha opinião, taças deste tipo devem ser transparentes, já que sua única função é a de favorecer a observação do sobe e desce das borbulhas.

french-813930_640

Temperatura: providencie para que os vinhos estejam na temperatura adequada na hora de servir. Neste caso, um termômetro próprio para vinhos auxilia muito o processo. Se for os do tipo bracelete, que é acoplado à garrafa ainda fechada, melhor ainda.

Os vinhos nunca devem pesar no seu bolso. Se você for conhecedor e souber exatamente o que seus convidados curtem, sugiro visitar um supermercado com uma boa seção de vinhos. Aqui na minha cidade (Niterói -RJ), alguns supermercados ostentam adegas climatizadas, cujos exemplares são devidamente armazenados, como no caso do Pomar de Santa Rosa.

Caso você não saiba exatamente o que deseja, a melhor orientação seria visitar uma loja especializada. Chegando lá, não tenha vergonha de dizer ao vendedor quanto pretende gastar (mesmo que o valor seja baixo). Assim, ele mostrará as opções de melhor custo-benefício.

food-922846_640

Criatividade é fundamental!

Que tal investir em um encontro temático? Vinhos do Novo Mundo, Vinhos do Velho Mundo, Vinhos da Espanha, Malbecs Argentinos, Noite de Queijos e Vinhos, Noite Italiana… são algumas ideias que podem ser colocadas em prática, criando expectativa em torno do seu evento.

Agora que você já tem tudo o que precisa, prepare os convites e mãos à obra!

Um comentário em “Celebrando com vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s