Vivendo e Aprendendo: Comprando Vinhos no Supermercado

O post sobre celebrações com vinho me motivou a escrever uma série com dicas para não errar ao comprar vinhos no supermercado, online e em lojas especializadas. Fique atento, pois são muitos detalhes que, por vezes, passam despercebidos aos olhos dos menos experientes.

wine-978688_640

Em Supermercados

Algumas redes disponibilizam ótimas seções de vinhos, algumas inclusive com adega climatizada e funcionários especializados no assunto. Independente da marca ou do preço, alguns cuidados são essenciais quando o que está em jogo é o sucesso da degustação.

Observe se o lugar destinado aos vinhos está adequado

Protegido do sol, do calor, da umidade e oscilações bruscas. Esses quatro fatores são inimigos do vinho. Verifique, ainda, se as garrafas  estão expostas deitadas, sobretudo aquelas mais caras e que não têm tanta saída. Assim, as rolhas estarão sempre em contato com o líquido, evitando que a mesma resseque e permita a entrada de oxigênio.

Nunca pegue as garrafas que estão de pé

Elas estão posicionadas desta forma para que o cliente visualize melhor o rótulo. No entanto, como vimos anteriormente, não é a forma adequada de armazenagem. Logo, ao menos que você tenha certeza de que não estão de pé por muito tempo (um funcionário pode trocar as garrafas de vez em quando, mudando a posição das mesmas), prefira os exemplares posicionados na horizontal. Numa prateleira bem organizadas, as garrafas guardadas abaixo das que estão na vertical, geralmente correspondem ao mesmo rótulo.

Verifique as condições do rótulo

Se estiver embolorado ou danificado, descarte e busque por outro vinho. Isso indica que a garrafa provavelmente não foi bem armazenadas ou sofreu com mudanças bruscas de temperatura e/ou umidade.

Verifique a rolha

Se estiver expandida para fora, alguma alteração deve ter ocorrido com a bebida. Despreze a garrafa. Nesse caso, é quase certo de que o vinho foi danificado pelo calor, ou seja, “cozido”. Confira aqui os 6 principais defeitos dos vinhos.

Escolha por País

A maioria dos supermercados disponibiliza seus vinhos por país. Isso facilita muito na hora de optar por rótulos que terão mais chances de agradar seus convidados. No Brasil, os preferidos são os chilenos, seguidos por argentinos e portugueses.

Acabo de me lembrar das prateleiras de vinhos das lojas da rede Pão de Açúcar. É um bom exemplo de organização das bebidas pelos países em que são produzidas. Mais perfeito que isso, só se fossem divididas por regiões: Ex: “Vinhos do Vale do Loire”, “Vinhos da Serra Gaúcha” etc. Amigos lojistas, o que acham dessa sugestão? Sei que deve dar trabalho, mas certamente faria  a maior diferença para o consumidor final, facilitando sua busca por rótulos diferenciados ou que atendam a gostos e eventos específicos, especialmente em confrarias.

supermarket-732281_640

Gostaram? Então, por hoje é só. Amanhã a nossa saga sobre a compra dos vinhos continua. Lembre-se que nem sempre preço é sinônimo de qualidade ou falta desta. Por isso, amigo enófilo, nosso maior objetivo deve ser o de não levar gato por lebre. A melhor opção será sempre aquela que combina mais com seu estilo e gosto pessoal.

Ah, e fique ligado, pois essas redes de supermercados de vez em quando costumam divulgar ofertas arrasadoras. E, em tempos de recessão, economizar é sempre uma boa ideia.

Até a próxima! Bons vinhos! Tim-Tim!

Anúncios

2 comentários em “Vivendo e Aprendendo: Comprando Vinhos no Supermercado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s