Vivendo e Aprendendo: Comprando Vinhos em Lojas Especializadas

Continuando a nossa saga rumo à compra dos vinhos, chegamos nas lojas especializadas. Aquelas lindas, cheirosas, com funcionários de terno e bistrô.

wine-853109_640

Para quem não tem conhecimento ou experiência, adquirir vinhos em lojas desse tipo facilita muito, afinal, a consultoria da equipe geralmente é top de linha. Por outro lado, por se tratar de um ambiente mais requintado e repleto de produtos importados, as chances de pesar no bolso são maiores. Por isso mesmo, costuma causar um certo constrangimento em pessoas que desejam apenas levar uma garrafa para acompanhar aquela macarronada com a família.

Então, chegou a hora de desmistificar a ideia de que lugares como esses são para ricaços , sommeliers e superentendidos no assunto. As lojas de vinhos precisam de clientes. E esse tipo de local precisa de você, caro amigo enófilo. E uma das razões é que a maioria das garrafas corresponde a vinhos jovens, que não podem esperar muito nas adegas, mesmo nas climatizadas. Basta analisar os rótulos com mais calma e verá que nem só de produtos caríssimos vive esse mercado. Há garrafas com ótimos preços e qualidade. Em certos momentos, um exemplar em promoção pode, inclusive, ter um custo-benefício até maior que nos supermercados.

wines-573182_640

Conte sempre com o auxílio dos profissionais da casa

Seja para se informar sobre características como casta, país produtor, harmonização com pratos etc; seja para descobrir o vinho que mais combina com determinado evento ou comemoração, não tenha vergonha de consultar os atendentes. Quase sempre são pessoas que estudaram sobre o assunto e estão ali para ajudá-lo. Se for o caso, diga inclusive quanto pretende gastar. As chances de você fazer uma ótima compra serão ainda maiores.

Fique de olho nas degustações gratuitas oferecidas pela loja

Geralmente elas são promovidas pela loja, degustador ou vinícola, a fim de divulgar determinado vinho. É uma ótima oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Peça para que a loja coloque seu nome na lista de convidados dos próximos eventos. Assim, você será informado sobre promoções, cursos, degustações, entre outras novidades.

Não tenha vergonha de entrar e perguntar

Como eu sempre digo, perguntar não ofende e quem tem boca vai à Roma. Está com dúvidas sobre determinado vinho ou região produtora? Pergunte mesmo! Quase todas as lojas dispõe de uma equipe especializadas, com sommeliers formados em algumas das melhores escolas. E eles estão ali para isso mesmo: te dar toda a assistência e ajudá-lo a escolher o vinho perfeito! Quando se trata de celebrar uma ocasião especial com um rótulo diferenciado, sem dúvida, são os melhores lugares para comprar.


Então, amigos, espero que a partir de agora ninguém se sinta mais acanhado em entrar naquela loja bacana. Afinal, para quem curte vinho de verdade, são verdadeiros paraísos. Eu mesma adoraria trabalhar em uma dessas. Afinal, sou apaixonada por vinhos. Ficaria horas num ambiente desses feliz da vida. E acredito que é o lugar ideal para nós, enófilos. Algumas lojas dispõem de wine bar, jazz tocando, mesinhas, enfim, tudo para o apreciador de vinhos se sentir em casa.

E você? Tem uma loja preferida? O que mais te chama a atenção ao entrar nesses lugares? Conta para mim. Bom sábado! Bons vinhos! Tim-Tim!

Anúncios

3 comentários em “Vivendo e Aprendendo: Comprando Vinhos em Lojas Especializadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s