Descubra o Vinho Madeira

Entre os vinhos doces, de sobremesa e do tipo generosos ou fortificados, o originário da Ilha da Madeira não é tão conhecido. Eu mesma só fui ouvir falar dele há pouco tempo. Logo de cara, resolvi comprar uma garrafinha de 50ml, para ver se valia a pena degustar. E não é que me surpreendi muito positivamente?

Madeira_Wine

Há muitas histórias em torno do vinho madeira, algumas inclusive com status de lenda (ah, adoro histórias!). Pouco tempo depois da descoberta da Ilha da Madeira pelos portugueses, em 1418, o infante Dom Henrique já enviava navios à Grécia e ao Chipre para trazer mudas de Malvasia para a ilha, com o intuito de consolidar a conquista produzindo vinhos doces e fortificados, próprios para serem degustados após sobremesas.

No entanto, apenas em meados do século XVII  o vinho da Madeira alcançou fama internacional, sendo que nesta época fora proibida a exportação de produtos cultivados na Europa,a menos que o transporte se desse por navios ingleses. A única exceção foi o nosso Madeira, que foi o único a ser oferecido livremente em diversas regiões do mundo durante algum tempo.

Por seu delicado aroma, o vinho Madeira era usado para perfumar os lençóis das damas da corte da Rússia, tal como um dos perfumes mais cobiçados. Condenado à pena de morte, o Duque de Clarence, irmão do Rei Eduardo IV da Inglaterra, escolheu ser afogado em um tonel de Malmsey, vinho Madeira doce da casta Malvasia. Isso aconteceu na Torre de Londres, sendo descrito inclusive por William Shakespeare. Uma morte doce e bem etílica, entre 18 a 20% de teor alcoólico.

red-wine-505296_640

O vinho Madeira requer um tempo longo para atingir a maturidade. Um professor do meu curso básico da ABS-RJ chegou a perguntar a um produtor quanto tempo uma garrafa poderia ser guardada para ser consumida, ao passo que este respondeu que “em torno de 40 anos estava bom”. Só para você ter a ideia de que um Madeira de qualidade, se armazenado adequadamente, pode durar uma vida.

Um comentário em “Descubra o Vinho Madeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s