Espumantes Brazucas são Sucesso no Exterior

Nós já sabemos faz tempo que os espumantes brasileiros figuram entre os melhores do mundo, podendo ser comparados aos franceses. E por que isso? Porque o nosso terroir, sobretudo o de algumas vinícolas da região sul, é muito semelhante ao da Champagne, no norte da França.

E, quando falamos em terroir, mencionamos a união perfeita de fatores como clima, solo e topografia, que conversam entre si para produzirem vinhos fabulosos.

sparkling-wine-1030754_640

BORBULHAS GANHAM O MUNDO

Já foi o tempo em que se bebia espumante somente em comemorações. O rei das borbulhas saiu das festas de casamento e foi parar na praia, no churrasco e na balada. Atualmente, nos supermercados é possível  encontrar uma gama enorme de rótulos a preços muito acessíveis, mesmo em tempos de recessão econômica.

Os exemplares da marca Miolo, por exemplo, estão expandindo sua efervecência pelo mundo. Na tradicional loja de vinhos parisiense Soif D’ailleurs, o Miolo Cuvvé Tradition é sucesso total! E o frenesi mundial por nossas espumas já seduziu até mesmo os chineses, tanto que a vinícola gaúcha acabou de inaugurar sua primeira loja na terra da grande muralha.

DESTAQUE PARA O VALE DE SÃO FRANCISCO

Outro destaque fica por conta das borbulhas nordestinas do Vale de São Francisco, que  já possui rótulos bem conhecidos, entre eles Rio Sol e TerraNova. Apesar de estarem localizados numa região mais seca e lançarem mão de técnicas de irrigação no tratamento de suas vinhas, os espumantes do Velho Chico são belas surpresas. Frescos, aromáticos e com perlage persistente, conquistaram rapidamente o paladar dos apreciadores.

Por tudo isso, não é à toa que o concurso Vinalies Internationales, sediado em Paris, premiou vários exemplares brasileiros. Entre 26 de fevereiro e 1º de março de 2016 foram avaliadas 3.441 amostras de 38 países por enólogos, sommeliers e jornalistas do setor.

Segundo Juliano Perin, presidente da Associção Brasileira de Enologia (ABE), os espumantes brazucas são motivo de orgulho para o país: “Nossos vinhos e espumantes são únicos e, justamente por isso, diferenciam-se dos demais, destacando suas particularidades que agradam paladares ao redor do mundo. Os espumantes são versáteis, descontraídos e com um frescor exclusivo. Da mesma forma nossos vinhos apresentam características próprias com terroirs específicos de um país tropical”, ressaltou Perin. 

champagne-592638_640

E, agora, com vocês, os espumantes brasileiros premiados no Vinalies Internationales.:

PREMIAÇÕES

MEDALHA DE OURO
Casa Valduga Espumante Extra Brut  2010 – Casa Valduga Vinhos Finos
Cave Geisse Espumante Brut – Vinícola Geisse
Cave Geisse Espumante Brut Blanc de Blanc – Vinícola Geisse

MEDALHA DE PRATA
Casa Perini Espumante Brut – Vinícola Perini
Cave Amadeu Espumante Brut – Vinícola Geisse
Garibaldi Espumante Chardonnay Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Garibaldi Espumante Prosecco Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Panizzon Espumante Chardonnay Brut – Sociedade de Bebidas Panizzon
Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil

Para quem é apaixonada por espumantes, como eu, esse boom nacional no setor é um presente e tanto. E para aqueles que estão em dúvida sobre o meu exemplar favorito, digo que são os mais secos, do tipo Brut e Extra Brut, tanto o branco quanto o rosé. Beleza pura! Já os doces, pelo menos para mim, vão bem com sobremesas e ponto.

Mas tenho amigos que são fãs dos docinhos para bebericar no dia a dia. Ou seja, há uma borbulha para cada paladar. Escolha o seu e seja feliz! Afinal, o verão está aí para isso.


E você, já escolheu o espumante da virada? Essa listinha é uma inspiração e tanto, não? Reúna os amigos e celebre em grande estilo!

fireworks-1758_640

Bom Réveillon! Ótimas Borbulhas! Tim-Tim!

3 comentários em “Espumantes Brazucas são Sucesso no Exterior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s