Espumantes Brazucas são Sucesso no Exterior

Nós já sabemos faz tempo que os espumantes brasileiros figuram entre os melhores do mundo, podendo ser comparados aos franceses. E por que isso? Porque o nosso terroir, sobretudo o de algumas vinícolas da região sul, é muito semelhante ao da Champagne, no norte da França.

E, quando falamos em terroir, mencionamos a união perfeita de fatores como clima, solo e topografia, que conversam entre si para produzirem vinhos fabulosos.

sparkling-wine-1030754_640

BORBULHAS GANHAM O MUNDO

Já foi o tempo em que se bebia espumante somente em comemorações. O rei das borbulhas saiu das festas de casamento e foi parar na praia, no churrasco e na balada. Atualmente, nos supermercados é possível  encontrar uma gama enorme de rótulos a preços muito acessíveis, mesmo em tempos de recessão econômica.

Os exemplares da marca Miolo, por exemplo, estão expandindo sua efervecência pelo mundo. Na tradicional loja de vinhos parisiense Soif D’ailleurs, o Miolo Cuvvé Tradition é sucesso total! E o frenesi mundial por nossas espumas já seduziu até mesmo os chineses, tanto que a vinícola gaúcha acabou de inaugurar sua primeira loja na terra da grande muralha.

DESTAQUE PARA O VALE DE SÃO FRANCISCO

Outro destaque fica por conta das borbulhas nordestinas do Vale de São Francisco, que  já possui rótulos bem conhecidos, entre eles Rio Sol e TerraNova. Apesar de estarem localizados numa região mais seca e lançarem mão de técnicas de irrigação no tratamento de suas vinhas, os espumantes do Velho Chico são belas surpresas. Frescos, aromáticos e com perlage persistente, conquistaram rapidamente o paladar dos apreciadores.

Por tudo isso, não é à toa que o concurso Vinalies Internationales, sediado em Paris, premiou vários exemplares brasileiros. Entre 26 de fevereiro e 1º de março de 2016 foram avaliadas 3.441 amostras de 38 países por enólogos, sommeliers e jornalistas do setor.

Segundo Juliano Perin, presidente da Associção Brasileira de Enologia (ABE), os espumantes brazucas são motivo de orgulho para o país: “Nossos vinhos e espumantes são únicos e, justamente por isso, diferenciam-se dos demais, destacando suas particularidades que agradam paladares ao redor do mundo. Os espumantes são versáteis, descontraídos e com um frescor exclusivo. Da mesma forma nossos vinhos apresentam características próprias com terroirs específicos de um país tropical”, ressaltou Perin. 

champagne-592638_640

E, agora, com vocês, os espumantes brasileiros premiados no Vinalies Internationales.:

PREMIAÇÕES

MEDALHA DE OURO
Casa Valduga Espumante Extra Brut  2010 – Casa Valduga Vinhos Finos
Cave Geisse Espumante Brut – Vinícola Geisse
Cave Geisse Espumante Brut Blanc de Blanc – Vinícola Geisse

MEDALHA DE PRATA
Casa Perini Espumante Brut – Vinícola Perini
Cave Amadeu Espumante Brut – Vinícola Geisse
Garibaldi Espumante Chardonnay Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Garibaldi Espumante Prosecco Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Panizzon Espumante Chardonnay Brut – Sociedade de Bebidas Panizzon
Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil

Para quem é apaixonada por espumantes, como eu, esse boom nacional no setor é um presente e tanto. E para aqueles que estão em dúvida sobre o meu exemplar favorito, digo que são os mais secos, do tipo Brut e Extra Brut, tanto o branco quanto o rosé. Beleza pura! Já os doces, pelo menos para mim, vão bem com sobremesas e ponto.

Mas tenho amigos que são fãs dos docinhos para bebericar no dia a dia. Ou seja, há uma borbulha para cada paladar. Escolha o seu e seja feliz! Afinal, o verão está aí para isso.


E você, já escolheu o espumante da virada? Essa listinha é uma inspiração e tanto, não? Reúna os amigos e celebre em grande estilo!

fireworks-1758_640

Bom Réveillon! Ótimas Borbulhas! Tim-Tim!

3 comentários em “Espumantes Brazucas são Sucesso no Exterior

  1. Os espumantes brasileiros são mesmo surpreendentes! Os da Cave Geisse são deliciosos! Na minha opinião perdem para os champagnes no quesito elegância, mas isso pode mudar… De qualquer forma, adoro!!!
    Parabéns pelo post!
    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s