Bê-a-Bá da Degustação de Vinhos Finos (Parte 1)

Degustar um vinho fino é curtir sua taça prestando a atenção nos mínimos detalhes. Não é simplesmente “beber”. Muita gente apenas ingere o líquido no automático, esquecendo-se de que tem um paladar.

23042757_ba95a3b6e1

Por isso, decidi escrever uma série especialmente para iniciantes na arte de degustar  vinhos. E não é só para fazer bonito nas rodas de amigos, e sim para extrair o máximo do que a bebida tem a oferecer. Porque, para mim, aproveitar um vinho como se deve é um dos melhores prazeres da vida.

Segure a taça pela haste: Para mostrar a que veio, é preciso que a bebida esteja numa temperatura específica (há uma para cada tipo de vinho). O calor das mãos pode esquentar o líquido e impedir que este libere uma série de aromas essenciais para a apreciação.

santorini-428238_640

Erga a taça contra a luz:  permite observar a intensidade da cor, se é mais opaca ou transparente.

Inclinar a taça para frente e passar o dedo indicador por fora do vinho, na face externa (eu faço isso direto..): também revela se o vinho é mais ou menos transparente e sua limpidez. Em vinhos de coloração mais intensa, você não verá o seu dedo.

Incline a taça em um ângulo de mais ou menos 45º sobre um fundo branco: este movimento lhe dará pistas sobre a coloração da bebida, os reflexos e, ainda, se o vinho é jovem ou envelhecido.

1690195611_a120843032_b

Agitar a taça em movimentos giratórios: ajuda o líquido a liberar todos os seus aromas. Além disso, é ótimo para observar as lágrimas, o que traz uma boa ideia sobre o grau alcoólico da bebida. Lágrimas bem fundas e acentuadas podem indicar um teor alto, em torno de 14%.

5629783308_ce66089e03

Após estes conceitos básicos, no próximo post detalharemos a primeira etapa da análise, que diz respeito aos aspectos visuais. Fiquem ligados e bons vinhos!

Anúncios

2 comentários em “Bê-a-Bá da Degustação de Vinhos Finos (Parte 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s