Até que enfim, a frente fria tão esperada por nós, enófilos, tomou conta do sul e sudeste do país. Enfim, uma ótima oportunidade para reunir os amigos e degustar um dos pratos que mais combina com vinho, lareira e friozinho. Se você pensou em FONDUE, acertou em cheio!
EM CASA OU NO RESTAURANTE, É ALEGRIA NA CERTA!
Há muitos restaurantes que oferecem fondue nesta época do ano. Mas, para quem deseja reunir os amigos em casa, digo que a missão não é impossível. Antes de tudo, adquira uma panela que funcione tanto para fondue de queijo quanto de carne. O de chocolate pode ser servido em um mini–rechaut de louça, próprio para este fim.
Existem três versões clássicas de fondue: queijo, carne e chocolate.
FONDUE DE QUEIJO
Pode ser preparado com diversos tipos, além do tradicional queijo fundido. Uma receita tradicional é a que leva queijos gruyère e ementhal, kirsch e páprica. Contudo, se você não tem habilidades culinárias, basta comprar um preparado para fondue de queijo no supermercado.
Aqui em casa nós amassamos um dente de alho no fundo da panela. Colocamos o preparado com um cálice de vinho branco de boa qualidade. Em seguida, com a panela em fogo baixo, vamos mexendo até a mistura ficar homogênea. Aí, basta colocar a panela no suporte (com aquele foguinho, que a gente acende na parte inferior) e chamar os amigos.
PARA ACOMPANHAR
Pão, torradas e mini-batatinhas cozidas com a casca.
VINHOS
Você sabia que os vinhos brancos são os que mais combinam com o fondue de queijo?Principalmente aqueles elaborados com a uva Chardonnay. Originária da região francesa da Borgonha, é considerada a rainha das brancas! Uma boa pedida são os chilenos, sobretudo os de Apalta. Porém, se você é fã de tintos, escolha exemplares mais leves, de corpo médio, como Merlot, Malbec e Camernére. Espumante também casa bem, afinal, ele é bastante versátil. Evite brancos aromáticos, como Salvignon Blanc e Gerwuzstraminer.
FONDUE DE CARNE
É bem prático de fazer. Em qualquer supermercado você pode pedir para cortarem o filé mignon em pequenos cubinhos. Diga que é para fondue, que não tem erro. Coloque o óleo quente na panela e, em seguida, no suporte.
Cada integrante da mesa espeta seu cubinho de carne com o garfinho e mergulha no óleo, acompanhando de tempos em tempos o andamento do preparo, de acordo com seu gosto pessoal. O legal, neste caso, é que cada garfinho de fondue possui uma cor diferente na extremidade. Aí, rola aquela brincadeira de atribuir uma cor para cada pessoa e, após algumas taças de vinho, tentar não confundir o seu com o do amigo (rs).
PARA ACOMPANHAR
Temos vários molhinhos. Os mais tradicionais são rosé, barbecue, alho e cebola. Mas as possibilidades são infinitas e não é difícil dar asas à criatividade.
VINHOS
Os vinhos que mais combinam, como era de se esperar, são os tintos de personalidade marcante, como Malbec, Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon. Esta última casta é originária de Bordeaux e considerada a rainha das tintas.
FONDUE DE CHOCOLATE
Enfim, chegamos na sobremesa. E nada melhor que um fondue de chocolate para fechar com chave de ouro. Novamente, há opções bem práticas, como o preparado vendido no supermercado. Ou, neste caso, você pode fazer por conta própria, pois é bem fácil. Basta derreter uma barra de chocolate ao leite e outra de meio-amargo em banho-maria. Em seguida, coloque na louça que será depositada no rechaut para fondue de chocolate (aquele no qual se acende uma pequena vela na parte inferior).
PARA ACOMPANHAR
Frutas, bolos e biscoitos.
VINHOS
O que mais harmoniza com chocolate é sem dúvida um Porto, de preferência Tawny ou Rubi. Um Jerez Pedro Ximenes também faz bonito nesse caso. Enfim, ambos fortificados.
E aí? Já convocou a sua Confraria de Amigos para uma degustação de fondue e vinhos? Este final de semana promete muito friozinho e diversão.
Bon apetit e Bons vinhos! Tim-Tim!
Republicou isso em Vila Viníferae comentado:
Friozinho e fondue têm tudo a ver! =)
CurtirCurtir