Sopa Pede Vinho Sim Senhor!

Muita gente, inclusive especialistas em vinhos, consideram a harmonização da bebida com sopa algo difícil, quase impossível de conciliar. Pois hoje viemos aqui para dizer que SIM, tem jeito!

carrots-soup-2157195_640

Primeiramente, nada como saborear uma sopa ou caldo quentinhos no outono/inverno. Seja naqueles dias de preguiça ou simplesmente quando estamos em busca de um prato mais leve.

Quando não se está a fim de cozinhar, então, basta adquirir sua sopinha em uma das dezenas de quiosques espalhados pela cidade. Também há restaurantes delivery que entregam a iguaria em casa. Sem falar nas sopas pré-prontas, disponíveis em qualquer supermercado. Ou seja, zero trabalho!

VAMOS AOS VINHOS

Uma das regras de ouro da harmonização afirma que pratos leves solicitam vinhos com a mesma nuance. Portanto, uma sopinha de ervilhas, cebola ou legumes, por exemplo, cairia superbem com tintos jovens, de corpo médio.  Experimente Malbec, Carmenére ou Merlot  que estejam dentro de um perfil mais frutado e descontraído.

Se quiser apostar num Jerez, como no filme “A Festa de Babette”, vai fundo! No caso da cozinheira do longa, o fortificado espanhol combinou perfeitamente com a entrada, “Sopa de Tartaruga Gigante”.

FRUTOS DO MAR 

Se a sopa estiver acompanhada de camarão, linguado ou truta, por exemplo, opte por um branco, de preferência  Chardonnay que não tenha tido passagem por madeira.

O SEGREDO DA MEIA-GARRAFA: PURA PRATICIDADE!

Que tal tomar a sua sopinha na companhia de uma meia-garrafa de vinho? Cai muito bem, sobretudo porque dificilmente alguém bebe uma inteira com apenas um prato de sopa. No caso, esse exemplar serve bem duas pessoas. No inverno, ter um pequeno estoque de garrafas de 375ml impede que o vinho estrague e, de quebra, você ainda poderá variar os rótulos com mais frequência. 

PARA QUEM AMA COZINHAR

SOPA DE ERVILHA COM BACON

6931085476_5f2b819c74

INGREDIENTES
• 200g de bacon picado
• 1 colher (sopa) de azeite
• 1 cebola pequena picada
• 2 dentes de alho picados
• 600G de ervilhas frescas congeladas
• 1,5 litros de água (ou caldo de legumes)
• Sal a gosto
• Pimenta do reino a gosto
• 1 caixinha de creme de leite (200g)

MODO DE PREPARO

Numa panela frite o bacon até que ele fique torradinho. Retire da panela e reserve em sobre um papel toalha para retirar o excesso de gordura. Na mesma panela em que fritou o bacon adicione a cebola com um fio de azeite e deixe dourar.Junte o alho e refogue por mais alguns minutos. Agora coloque as ervilhas congeladas e misture até que elas percam o gelo (mantenha a chama do fogo baixa). Adicione agora a água e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo com a panela tampada por pelo menos 30 minutos.
Depois deste tempo verifique se as ervilhas estão bem cozidas e caso não, deixe cozinhar por mais tempo. Quando a ervilha estiver bem macia, bata tudo com um mixer ou no liquidificador até que se forme um creme liso e uniforme. Junte o creme de leite, acerte o sal e a pimenta do reino e sirva salpicado com o bacon frito no início.

PROVADO & APROVADO

leek-791816_640

Hummmmm…. Me deu até vontade! E aí? Preparado para harmonizar sopas e vinhos sem medo? Então, depois volta aqui e conta como foi a experiência. Bom apetite!

Até a próxima! Ótimos Vinhos! Tim-Tim!

2 comentários em “Sopa Pede Vinho Sim Senhor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s