Saca-Rolhas: Qual o melhor?

Entre os acessórios viníferos, sem dúvida, o saca-rolhas é o mais indispensável. Afinal, pode parecer óbvio, mas a maioria dos vinhos é lacrado com rolha, seja ela sintética ou de cortiça. Somente um ou outro utiliza tampa de rosca (screw cap), sobretudo aqueles próprios para serem consumidos jovens.

alcohol-1238647_640

COLECIONADORES

Conheço pessoas que fazem coleção de saca-rolhas. Muitos, acredito, devem ter comprado um modelo de cada, com o intuito de experimentar qual era o melhor, de acordo com suas necessidades. Quando se é mulher, então, a coisa complica um pouquinho. Desde cedo, costumamos considerar o “trabalho braçal” algo estritamente masculino. No entanto, amiga, aqui você vai descobrir que para abrir uma garrafa com destreza e elegância é preciso muito mais jeito que força.

Ah, você sabia que os colecionadores de saca-rolhas são denominados POMELKÓFILOS? Esse termo é de origem grega e serve para designar a pessoa apaixonadas pelo acessório. É a união de três palavras: poma, elkein e philo, que significam rolhar, puxar e amante, respectivamente. 

FORÇA DE VONTADE

Vontade para aprender também ajuda nessas horas. Eu, por exemplo, desde que decidi não depender mais de homens para abrir meus vinhos, havia adotado um saca-rolhas mecânico, do tipo que tem aquelas duas “asas”, que impulsionam a saída da rolha. Apesar de parecer mais fácil, aqui o grande problema é que a maioria delas se partia durante o processo. Quando eu conseguia remover uma inteira, era uma festa! rsrs.

Pois bem. Meu marido sempre preferiu usar o chamado “Saca-Rolhas do Sommelier”, aquele com dois estágios. Ele o utilizava de maneira que, para quem observava, parecia superfácil, brincadeira de criança. Aí, na aula de serviço na ABS, o Sommelier explicou o passo-a-passo. Não podia ser tão difícil quanto eu imaginava… Nesse momento, adotei o saca-rolhas de dois estágios como o meu queridinho. Ainda estou treinando e percebendo que, realmente, não é necessário força para se obter sucesso com este tipo de engenhoca.

E para aqueles que me perguntam QUAL O MELHOR? Respondo, categoricamente, que este, de dois estágios, é o ideal. Ou não seria adotado por sommeliers de todo o mundo. Sem falar que tem formato compacto e vai com você para qualquer lugar. 

Tipos de Saca-Rolhas

Saca-rolhas simples: como o nome mesmo diz, são simplórios. Encontrados em formato de T, podem ser fabricados com diversas matérias-primas, sendo normalmente uma espiral metálica presa a um outro material resistente. É aquele que, desde criança, vi meu pai usar e pensava, “Nossa, tem que ser forte para tirar rolha com isso”. Realmente, nesse caso precisa malhar muito o bíceps. Não recomendável para iniciantes.

12633134485_0215b0afa3_b
Saca-rolhas simples: é preciso de muque para utilizá-lo.

Saca-rolhas mecânico: São todos aqueles que apresentam algum tipo de mecanismo que auxilia a extração manual das rolhas. É o tal que eu usava, “o das abinhas”. Para quem nunca abriu uma garrafa, pode ser um bom começo. Portanto, não se iluda. Além de fazer uma lambança danada, ainda pode danificar a rolha.

corkscrew-970293_640
Saca-rolhas mecânico: eu comecei por esse. Mas me desiludi a tempo..

Saca-rolhas com alavanca de 1 ou 2 estágios (Saca-rolhas do sommelier): tipos mecânicos que diminuem ou eliminam o esforço para a extração da rolha com o auxilio de alavancas. É um dos mais confiáveis e, atualmente, é o meu preferido. Amplamente  utilizado por sommeliers de todo o mundo.

opener-618405_640
Saca-rolhas com alavanca: meu queridinho.

Saca-rolhas elétrico: projetado para quem não quer trabalho nenhum na hora da extração da rolha. Com um simples toque ele faz tudo sozinho. Mas aí, que graça tem, né?

Saca-rolhas de 2 lâminas: Esse também me chamou a atenção na demonstração da ABS. Ele não trabalha com perfuração e retira a rolha do vinho intacta. “Não é feitiçaria, é tecnologia!”. O objetivo, neste caso, é o de retirar as rolhas de vinhos antigos, como aqueles de guarda, geralmente caríssimos.

Ninguém quer se arriscar a danificar uma rolha nesse caso, certo? As duas lâminas entram na lateral da rolha, permitindo sua retirada inteirinha. Mas só deve ser adquirido se você tem vinhos desses em casa. Se não tem, evite comprá-lo, até porque não é muito fácil de ser utilizado.

10757017983_e93c519cf9_b
Saca-Rolhas de 2 lâminas: muito curioso, mas só serve para abrir o seu gran cru classé

Esses são os principais tipos, mas há uma infinidade de modelos. Escolha aquele que for mais fácil ou prático para você. Afinal, também acho que isso vem do gosto pessoal de cada um. E nada de depender mais de ninguém para abrir suas garrafas, hein?

Bom treinamento! Ótimos vinhos!

4 comentários

  1. […] Entre os acessórios mais amados pelos enófilos de plantão, o saca-rolhas reina absoluto! Afinal, é ele quem liberta os nossos amados vinhos de suas garrafas (para a nossa alegria!). Eu mesma ando com o meu sempre na bolsa (Ser pega desprevenida? Nunca!). E se você não tem um exemplar screw-cap à mão, na hora do sufoco vale tudo. O que não vale é deixar de desfrutar do nosso amado néctar dos deuses.  […]

    Curtir

  2. […] Entre os acessórios mais amados pelos enófilos de plantão, o saca-rolhas reina absoluto! Afinal, é ele quem liberta os nossos amados vinhos de suas garrafas (para a nossa alegria!). Eu mesma ando com o meu sempre na bolsa (Ser pega desprevenida? Nunca!). E se você não tem um exemplar screw-cap à mão, na hora do sufoco vale tudo. O que não vale é deixar de desfrutar do nosso amado néctar dos deuses.  […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s