Viva o Terroir Nacional: Sim, Nós Temos Vinhos Maravilhosos!

Ultimamente, tenho prestigiado muitos rótulos nacionais. E sabe que eles têm me surpreendido positivamente? Afinal, apesar de todas as dificuldades, os produtores brasileiros continuam se esforçando para que nossos vinhos despontem de vez no cenário internacional.

grapes-863703_640

POR QUE O  CONSUMIDOR BRASILEIRO NÃO ADOTA O VINHO NACIONAL ?

80% dos vinhos nacionais ainda são produzidos com uvas americanas, ou seja, isso resulta em rótulos de mesa, fabricados com uvas de qualidade inferior – os chamados “Vinhos de Garrafão”, muito diferentes dos vinhos finos, que costumam agradar aos paladares mais exigentes.

ALTOS IMPOSTOS EM CIMA DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS

Entre os fatores que dificultam as vendas dos vinhos finos nacionais estão a alta tributação de impostos e o uso de tecnologia estrangeira, como barricas importadas dos EUA e França. Tudo isso acaba encarecendo nosso processo de produção, tornando-o mais caro que o dos vinhos de fora.

Esse tipo de coisa impacta no produto final, sobretudo nos vinhos de melhor qualidade. Por essas e outras, vejo muita gente que prefere adquirir aquele chileno superconhecido a experimentar um rótulo brasileiro mais caro ou do mesmo valor.

Contudo, não podemos esquecer que estamos em meio a uma crise econômica e que a tendência é de uma maior valorização do produto nacional, inclusive com incentivos fiscais. Quem sabe?

tuscany-428041_640

TERROIS DO BRASIL

Se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer melhor que ninguém é dar a volta por cima. Por isso, são inúmeros os rótulos premiados em concursos de todo o mundo, sobretudo os espumantes. Todo esse prestígio acaba aguçando a curiosidade dos consumidores daqui e de fora,  impactando as vendas de forma bastante positiva.

Agora, com vocês, um pouquinho do que o Brasil tem de bom na produção vitivinícola.

Conheça um pouco do nosso terroir:

VALE DO SÃO FRANCISCO

Localizado entre Pernambuco e Bahia, numa latitude até então impensável para o mundo do vinho (8º), o Vale de São Francisco está se tornando um dos principais produtores vitivinícolas do país, despertando a curiosidade mundial.

Responsável por 99% da uva de mesa exportada pelo Brasil e pela produção de 5 milhões de litros de vinho por ano, a região vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste e o resto do país.

A produção pernambucana/baiana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas na única região do mundo que produz duas safras e meia por ano, graças a avançadas técnicas de irrigação e de seu clima, ensolarado a maior parte do ano.

  • Uvas Tintas: Syrah, Cabernet Sauvignon
  • Uvas Brancas: Moscatel, Muskadel, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Silvaner, Moscato Canelli

SERRA GAÚCHA

É a maior região de vinhos do país, responsável por 90% da produção. Com cerca de 40 mil hectares de vinhedos, tem como principais destaques os municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira.

Povoada, em sua maioria, por imigrantes italianos, a maioria de Vêneto, possuem a cultura do vinho em suas raízes. Instalaram-se por volta de 1870 na Serra Gaúcha, onde plantaram as primeiras videiras.

  • Uvas Tintas (mais tradicionais): Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc.
  • Uvas Brancas (mais tradicionais): Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling Itálica.

CAMPANHA GAÚCHA

Na fronteira do Brasil com o Uruguai, a Campanha Gaúcha vem ganhando bastante destaque nos últimos anos. Terrenos pedregosos com pouca matéria orgânica são condições boas para as videiras. Entre as cidades, destaca-se Santana do Livramento, cujas vinícolas se dedicam à produção desde a década de 70.

  • Uvas Tintas: Tannat (também ícone do vizinho Uruguai), Cabernet Sauvignon e Merlot.
  • Uvas Brancas: Riesling, Chardonnay e Gewurztraminer

SANTA CATARINA

Na altitude de 1.200 metros, o Planalto Catarinense é uma das regiões mais frias do Brasil. Fica localizado entre as cidades de Lages, Bom Retiro e São Joaquim. Nessa região as temperaturas médias mais baixas criam condições especiais para uma vinicultura fina voltada para a qualidade.

As condições climáticas são melhores que as da Serra Gaúcha e tem-se avançado na produção de uvas européias e vinhos de qualidade.

  • Uvas Tintas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Malbec, Syrah, Tannat, Sangiovese e Montepulciano.
  • Uvas Brancas: Chardonnay e Sauvignon Blanc

Agora que você já conhece um pouquinho do nosso aclamado terroir, que tal deixar o preconceito de lado e experimentar os ótimos vinhos nacionais? São inúmeras opções, disponíveis desde as prateleiras dos supermercados às lojas virtuais e especializadas.

ATUALIZADO: 25/04/2017: Hoje, revisitando esse post, escrito há quase 1 ano, percebi que deixei muita coisa por fora. Sim, o Brasil tem muito mais! Tem vinho em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e em diversas outras regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Pensando nisso, decidi repostar esse artigo, com o intuito de inaugurar a série “Viva o Terroir Nacional”. E, sim, temos muito o que descobrir nesse nosso imenso Brasil.

Até a próxima! Bons vinhos! Tim-Tim!

 

 

 

 

5 comentários

  1. Se você estiver no Rio de Janeiro e quiser conhecer alguns belos exemplares nacionais, eu vendo os melhores da Lídio Carraro, Casa Valduga, Don Guerino, Cave Geisse, entre outros.
    E tenho bons preços!

    Contato: (21) 97608-8143
    Bruno Oliveira

    Curtir

  2. Dois complementos para este post bem legal, Sabrina. O primeiro, que agora está sendo enofilogicamente correto (rs) usar a expressão “vinho brasileiro” em vez de “vinho nacional”. OK, se for vinho de mesa, pode ser vinho nacional, porque a palavra é sinônimo de baixa qualidade. Segundo, porque os vinhos finos brasileiros estão muito bons. A evolução é notável nas últimas duas décadas. Destaco, como você citou, a vinícola Guaspari, de Espirito Santo do Pinhal (SP) e outros de MInas, como o Maria, Maria, que não degustei ainda. Em grande parte, por conta da Dupla Poda desenvolvida pela Epamig (a Embrapa mineira).

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s