Livro: Champanhe

Que tal relaxar e ler um livro neste fim de semana? O friozinho do outono é um convite para esquecer da vida e se aventurar numa história. Se for sobre vinho, então, melhor ainda!

Estou terminando de ler Champanhe, de Don & Petie Kladstrup, o mesmo casal de jornalistas autores de Vinho e Guerra (Lembra?). Eles são pesquisadores superconceituados e escrevem para nada mais nada menos que a Revista Wine Spectator. 

champanhe1

Com narrativa leve e espontânea, os autores nos envolvem na mítica saga do Champanhe, a bebida mais sofisticada do mundo. Desde a violenta invasão de Átila, rei dos hunos, à barbarie da Segunda Guerra Mundial, a região da Champagne, no norte da França sempre foi palco dos mais sangrentos conflitos. E, mesmo assim, os viticultores nunca desistiram de produzir o rei das borbulhas.

No caminho, descobrimos histórias e lendas fascinantes, como a do monge Don Pérignon, considerado o pai do champanhe. Conta-se que, após degustar a bebida, este teria dito, “Estou bebendo estrelas!”. Também aprenderemos com os proprietários, das grandes casas Pommery e Moët & Chandon, a ultrapassar os obstáculos dos tempos difíceis com soluções ousadas e criativas.

E nem as inúmeras guerras, narradas pelos autores com detalhes emocionantes, desanimaram os champenois, ou seja, os determinados produtores da região da Champagne, a lutarem com unhas e dentes pelo direito de serem os únicos a comercializarem a bebida e por todas as regras de plantio, que até hoje os protegem de falsificações e conspirações da concorrência.

Estou amando, quase no finzinho, e recomendo fortemente! Boa leitura e Bons Vinhos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s