Quem é Rainha Nunca Perde a Majestade

Ela é simplesmente a casta mais plantada em todo o mundo. A Cabernet Sauvignon (pronuncia-se Cabernê Sovinhom) caracteriza-se pelos taninos densos, cor profunda, complexos aromas de frutas, tais como ameixa e cassis. Nos vinhedos mais quentes, revela traços de azeitona e amora silvestre, enquanto que, nos mais frios, aparecem nuances de pimentão.

800px-Cabernet_Sauvignon_Gaillac

É ela, a Rainha das Tintas, que transmite personalidade a tantos rótulos emblemáticos. Logo que comecei a me interessar por vinho de verdade, esta variedade foi a primeira a me chamar a atenção. Talvez por ser tão facilmente encontrada. Praticamente todos os países produtores do globo contam com a mesma  em seus vinhedos.

A TODA-PODEROSA

O motivo de tanto sucesso se deve ao fato de que a Cabernet Sauvignon é a principal cepa da mítica região produtora de Bordeaux, na França, mesmo não sendo a mais plantada no terroir (a Merlot ocupa esta posição). Ou seja, os tintos de Bordeaux são internacionalmente tidos como exemplo. Por essas e outras, a Cabernet Sauvignon se tornou rainha das tintas, desde que se expandiu por outros países do mundo nos anos 70, juntamente com o “Padrão Bordeaux de Qualidade”.

Sem falar que a Cabernet é uma das castas que melhor se adapta fora de sua região de origem. Em uma lista dos maiores tintos do mundo, provavelmente ela estará presente, nem que seja em cortes, aliada a outras varietais. Além disso, a maioria das vinícolas enxerga a Cabernet Sauvignon como um bom negócio. É como se ela fosse a porta de entrada de seus vinhos no mercado.

RAIO X 

  • Boa capacidade de envelhecer e ganhar complexidade.
  • É resistente a pragas
  • Se adapta bem a várias regiões do globo
  • Costuma resultar em vinhos de personalidade e longevidade
  • Se adapta bem ao amadurecimento em barricas de carvalho
  • Se dá muito bem em assemblage com outras castas
  • É fácil de ser reconhecida em misturas, visto que seu sabor é muito marcante
  • Versátil: resulta em tintos de grande cor, corpo e potência, passando por tintos leves, rosados e espumantes

Nesse friozinho, um  Cabernet Sauvignon acompanhado de pratos à base de carne vermelha e massas é sucesso garantido! Mesmo que eu me empolgue em experimentar outras castas, nunca deixo minha adega desfalcada de Cabernet. Pelo menos uma garrafinha.

Anúncios

Um comentário em “Quem é Rainha Nunca Perde a Majestade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s