Gente, fico triste cada vez que uma das minhas taças se quebra. Fico chateada comigo mesma, independente se fui eu ou não a responsável pelo acidente. Aí eu penso, “Por que será que eu deixei o marido, a ajudante, a minha mãe lavar?” OU “Como fui tão desastrada ao ponto de esbarrar na minha taça favorita?”.
Muita gente deve achar que é frescura, mas sabemos que bons exemplares de cristal custam caro. E que taças de qualidade são muito importantes para uma degustação bem-sucedida. Afinal, levo meus vinhos muito a sério.
Por isso, hoje trouxe dicas de como conservar nossas amadas taças:
- Nada de preguiça. Lave você mesmo as suas taças: Deixando nas mãos de outras pessoas, você pode até ter a quem culpar, mas o prejuízo continua sendo seu.
- Caso não as lave logo após o uso, coloque pelo menos um pouco de água dentro de cada uma: o resíduo de vinho tinto, por exemplo, pode manchar o fundo.
- Já manchou o fundo? Então, misture um pouquinho de bicarbonato de sódio a água do fundo e deixe-as de molho de um dia para o outro.
- Lave com água morna: somente para tirar os resíduos de gordura dos dedos e dos lábios. Nada de detergente. Se for inevitável, apenas uma gotinha de detergente neutro. Após o uso, enxague bem.
- Pode usar esponja? Sim, desde que não se utilize o lado de aço e que a esponja só seja usada para lavar copos. Eu peguei uma mania da minha sogra de ter duas esponjas – uma só para copos e outra para os utensílios em geral. Se já é desagradável sentir odor de ovos ou outro tipo de alimento em copo d’água, imagina em taças de vinho? Compromete toda a análise olfativa da sua degustação.
- Nada de escovinhas: elas podem arranhar as paredes das taças.
- Bordas manchadas de batom: retire a mancha com um guardanapo limpo antes de lavar a taça.
- Após lavadas, elas deve ficar viradas com a boca para baixo, de preferência em algum suporte ou pano de prato designado somente para este fim. Lembre-se de lavar este pano apenas com água, sem nenhum produto perfumado.
- Não guarde suas taças ainda úmidas, pois estas podem desenvolver odores desagradáveis. Além disso, a própria água pode manchá-las, em virtude de sua composição química natural.
- Não tenha medo de secar suas taças. Com a ponta do pano em uma mão segure o pé da taça, com a outra mão envolva a taça com o pano e seque por fora. Com leveza coloque a ponta do pano dentro da taça e vá girando devagar, assim você vai secar completamente.
- Antes de usar sua taça, sempre cheire e verifique-a contra a luz, a fim de observar a existência de manchas de gordura ou odores.
Espero que essas dicas tenham sido úteis para você. No início pode parecer trabalhoso, mas com o tempo você vai perceber como esses cuidados farão parte da sua rotina. E vamos combinar que degustar um bom vinho numa taça perfeitamente limpa potencializa qualquer experiência.
Boa semana e Bons Vinhos!