Cuide Bem Das Suas Taças

Gente, fico triste cada vez que uma das minhas taças se quebra. Fico chateada comigo mesma, independente se fui eu ou não a responsável pelo acidente. Aí eu penso, “Por que será que eu deixei o marido, a ajudante, a minha mãe lavar?” OU “Como fui tão desastrada ao ponto de esbarrar na minha taça favorita?”.

champagne-glasses-498497_640

Muita gente deve achar que é frescura, mas sabemos que bons exemplares de cristal custam caro. E que taças de qualidade são muito importantes para uma degustação bem-sucedida. Afinal, levo meus vinhos muito a sério.

Por isso, hoje trouxe dicas de como conservar nossas amadas taças:

  1. Nada de preguiça. Lave você mesmo as suas taças: Deixando nas mãos de outras pessoas, você pode até ter a quem culpar, mas o prejuízo continua sendo seu.

  2. Caso não as lave logo após o uso, coloque pelo menos um pouco de água dentro de cada uma: o resíduo de vinho tinto, por exemplo, pode manchar o fundo.

  3. Já manchou o fundo? Então, misture um pouquinho de bicarbonato de sódio a água do fundo e deixe-as de molho de um dia para o outro.

  4. Lave  com água morna: somente para tirar os resíduos de gordura dos dedos e dos lábios. Nada de detergente. Se for inevitável, apenas uma gotinha de detergente neutro. Após o uso, enxague bem.

  5. Pode usar esponja? Sim, desde que não se utilize o lado de aço e que a esponja só seja usada para lavar copos. Eu peguei uma mania da minha sogra de ter duas esponjas – uma só para copos e outra para os utensílios em geral. Se já é desagradável sentir odor de ovos ou outro tipo de alimento em copo d’água, imagina em taças de vinho? Compromete toda a análise olfativa da sua degustação.

  6. Nada de escovinhas: elas podem arranhar as paredes das taças.

  7. Bordas manchadas de batom: retire a mancha com um guardanapo limpo antes de lavar a taça.

  8. Após lavadas, elas deve ficar viradas com a boca para baixo, de preferência em algum suporte ou pano de prato designado somente para este fim. Lembre-se de lavar este pano apenas com água, sem nenhum produto perfumado.

  9. Não guarde suas taças ainda úmidas, pois estas podem desenvolver odores desagradáveis. Além disso, a própria água pode manchá-las, em virtude de sua composição química natural.

  10. Não tenha medo de secar suas taças. Com a ponta do pano em uma mão segure o pé da taça, com a outra mão envolva a taça com o pano e seque por fora. Com leveza coloque a ponta do pano dentro da taça e vá girando devagar, assim você vai secar completamente.

  11. Antes de usar sua taça, sempre cheire e verifique-a contra a luz, a fim de observar a existência de manchas de gordura ou odores.

empty-791670_640

Espero que essas dicas tenham sido úteis para você. No início pode parecer trabalhoso, mas com o tempo você vai perceber como esses cuidados farão parte da sua rotina. E vamos combinar que degustar um bom vinho numa taça perfeitamente limpa potencializa qualquer experiência.

Boa semana e Bons Vinhos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s