Friozinho Também Pede Vinho Branco

Sobretudo em regiões mais quentes, há uma crença de que vinho branco só combina com o verão. Pois, prepare-se para mudar seus conceitos. Um bom rótulo branco, servido na temperatura ideal, também pode tornar o seu outono/ inverno inesquecível.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

COM FONDUE DE QUEIJO

Grande parte dos brancos possui ótima acidez. Sim, pois vinho branco sem acidez, ao meu ver, não tem a mínima graça. Sendo assim, esses exemplares são simplesmente perfeitos para harmonizar com o nosso amado fondue de queijo, que fica ainda mais especial ao lado de um bom Chardonnay (com ou sem barrica).

fondue-708185_640

TEMPERATURA IDEAL

Ao invés de beber um branco geladinho, como você provavelmente faria num verão de 40°C, que tal degustá-lo entre 8°C e 14°C? Observe que, a essas temperaturas, o vinho libera aromas muito mais intensos. Será possível sentir aquele perfume de flores e frutas brancas que invadem o olfato e paladar. Acredite, amigo, sua experiência de degustação será totalmente potencializada!

TEOR ALCOÓLICO

Para mim, a uva branca que mais combina com o friozinho realmente é a Chardonnay, sobretudo por seus aromas e sabores marcantes. Porém, é importante atentar-se com o teor alcoólico do vinho: quanto maior for a insolação nas videiras, maior será o volume de álcool de seu produto final. Logo, quanto mais alcoólico for o vinho, mais quente será no fim das contas (Mas não vale descer queimando, ok? Pois aí já configuraria um desequilíbrio).

PARA CADA TERROIR, UMA EXPERIÊNCIA

Se a casta for cultivada na Califórnia, nos EUA, por exemplo, o vinho provavelmente irá liberar notas de frutas tropicais e baunilha. Quando originária da Borgonha, na França, a bebida terá mais acidez, transmitindo ao olfato notas de frutas brancas e cítricas, tais como pêssego e limão siciliano.

5576913417_82cf1600a1_b

HARMONIZAÇÃO

O Chardonnay combina perfeitamente com pratos à base de aves, peixes e frutos do mar. Acabo de imaginar uma taça ao lado de um prato de bobó de camarão quentinho ou como uma boa parceira para aquela truta com batata souté ou rostie, servida em muitos dos restaurantes das regiões serranas.

19254788643_cf25291053_b.jpg

O vinho branco também combina muito bem com queijos leves e pode perfeitamente ser apresentado como entrada para um Queijos e Vinhos.

Espero que depois desse post você se aventure a degustar um vinho branco nos dias mais frios. Eu adoro e sempre tenho pelo menos uma garrafa na adega, não importa a estação do ano. Aqui mesmo, no Rio de Janeiro, deveria haver a cultura de se consumir mais vinhos brancos. Afinal, na cidade maravilhosa, a maior parte dos dias são quentes.

Então é isso, meus queridos! Bom friozinho! Ótimos vinhos! Tim-Tim!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s