Domine a Arte de Receber Com Vinhos

Os vinhos sempre tiveram uma aura de sofisticação. Inclusive, há pesquisas que qualificam seus apreciadores como inteligentes, amantes das artes e da boa música. Isso não quer dizer que quem curte a bebida seja metido, pedante ou algo do gênero. Mas, convenhamos que todo o ritual que envolve a degustação de vinhos é, por si só, muito charmoso. Sendo assim, pesquisando, descobri algumas regrinhas de etiqueta do mundo de Baco. Como tudo na vida, ninguém é obrigado a colocá-las em prática. Porém, acredito que a delicadeza de alguns gestos demonstram o quanto nos importamos com as pessoas que nos rodeiam, sobretudo aqueles que amamos. Então, que tal esbanjar charme, estilo e educação ao compartilhar o néctar dos deuses?

wine-1267427_640

Para começar, preste atenção a essas dicas:

  • Como acho lindo e elegante uma mesa bem-posta! Nesse momento, as taças de água devem ser colocadas em frente ao prato (bem no centro). Na direita, coloque a de vinho tinto e depois, também à direita, a de vinho branco. Isso vale para jantares formais e comemorativos.
  • Não sei se vocês já ouviram falar, mas há uma regra que define a quantidade de vinho que será colocada em cada taça, dependendo do estilo do mesmo: 1/3 da taça, no caso do vinho tinto, 1/2 taça para vinhos brancos e 3/4 da taça de espumante.
  • Após servir uma taça, deve-se rodar ligeiramente a garrafa enquanto a afasta da mesma. Fica bem e ao mesmo tempo evita que o líquido pingue na mesa. Eu costumo utilizar um corta-gotas. É bem baratinho e pode ser encontrado facilmente em lojas de utilidades domésticas.
  • Pegue sempre na taça pela haste: evita sujar o bojo com a gordura dos dedos ao mesmo tempo que mantém a bebida na temperatura correta.
  • Em comemorações, quando alguém se propor a fazer um brinde, não beba o vinho até que o ato termine. Sorria e erga sua taça enquanto ouve a homenagem.
  • Durante o brinde, olhe cada pessoa nos olhos enquanto faz tim-tim. Segundo os franceses, quem não faz isso está condenado a sete anos de azar. Pode ser lenda, mas, por via das dúvidas….rs.rs.rs. Deve-se, ainda, tocar delicadamente a sua taça na  da outra pessoa, porém, sem cruzar o seu braço sobre o  dela. Esse último, sinceramente, até pesquisar para esse artigo, eu nunca tinha ouvido falar.
  • É responsabilidade do anfitrião manter as taças dos convidados sempre com a quantidade correta de vinho. Por isso, note discretamente se a taça de alguém está esvaziando para enchê-la em seguida.

wine-791133_640

São poucas dicas, mas que em ocasiões especiais fazem muita diferença. Acredite, você será sempre lembrado por ser gentil e dominar a arte de receber.

Boa semana e Ótimos vinhos!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s