Confira 6 Combinações Clássicas Entre Vinho e Comida

Um dos super-poderes provenientes dos vinhos é o de potencializar o sabor de determinados ingredientes culinários. Experimente colocar o alimento na boca e o vinho logo em seguida. Pouca gente faz isso. Às vezes nos atentamos em harmonizar um prato, mas não o ingerimos ao mesmo tempo com a bebida. O resultado é pura mágica, uma combinação perfeita!

Existem combinações clássicas entre vinho e comida. São aquelas em que todo mundo  se arrisca, pois não têm erro. Vejamos algumas delas:

Entradas

1- Champanhe e Caviar

Independente da harmonização, caviar e champanhe são artigos luxuosos e sofisticados, que ao serem degustados juntos, realmente se completam. É o que chamamos de casal perfeito. Ovas de caviar são oleosas e salgadas. Entretanto, quando combinadas ao champanhe, estas se transformam em um patê aerado, que envolve a boca com uma sensação agradável, tanto quanto a efervescência do espumante. Para o champanhe, hoje em dia há muitas alternativas. Nossos espumantes brasileiros estão dando show de bola e muitos não ficam devendo a nenhuma borbulha francesa. Já para o caviar, em tempos de crise econômica, fica mais difícil. Porém, eu experimentaria com aliche, que por ser anchovado, é igualmente salgado. Que tal? 

17711891723_ec48eb1e75

2 – Ostras e Chablis

Elaborado com a casta Chardonnay, o Chablis é a expressão mais mineral, fresca e ácida entre os brancos da região francesa da Borgonha. O solo calcário e sua mineralidade transparecem na uva para invadir nossos sentidos. E pensar que um lugar tão longe do mar poderia originar um vinho conhecido mundialmente por sua incrível parceria com ostras frescas… Na verdade, sua acidez e toque cítrico combinam perfeitamente com pratos leves, em geral, inclusive os da culinária japonesa.

26328033275_a5abb4b2d5_b

Pratos Principais

3 – Riesling Alemão Off-Dry e Pato ao Molho de Laranja

O tradicional prato da culinária francesa acompanha um molho ácido e ao mesmo tempo agridoce, ou seja, certamente não cairia bem com vinho tinto. Entretanto, acompanhado por uma taça de Riesling, fica perfeito! A versão off-dry (quase seco, com um pouco de açúcar residual) é a mais indicada para acompanhar esse tipo de prato, com um toque agridoce. Prepare-se, pois será uma explosão de sabor a cada garfada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

4 – Bacalhau com Vinho Tinto Português

Outra regrinha de harmonização que costumo sempre seguir é: pratos de culinária regional, com vinhos do local. O bacalhau é um dos poucos peixes que harmonizam superbem com vinho tinto. Seja do Douro, Alentejo, Bairrada, Dão… Para mim, qualquer exemplar lusitano forma uma parceria sensacional com esse ingrediente tradicional, que povoa tantas receitas portuguesas. Entre as versões, minha favorita, sem dúvida, é o Bacalhau ao Lagareiro. Um espetáculo!

cod-815458_640

Sobremesas

5 – Sauternes e Crème Brûlée

Uma das combinações mais clássicas quando se trata de sobremesas. Sauternes é uma cidade próxima a Bordeaux, superconhecida por seus vinhos doces. Gosto de harmonizar receitas à base de creme com vinhos, acho que combina bem. Quando se trata de doçura, o ideal é balancear o açúcar do prato com o da bebida, a fim de que nenhum se sobreponha ao outro. O toque cítrico do Sauternes equilibra bem o adocicado do Brûlée.

4860111256_54df258833

6 – Chocolate Com Vinho do Porto

Sem dúvida, o chocolate é um dos ingredientes mais difíceis de harmonizar com vinho. Afinal, sobremesas à base de chocolate possuem um sabor muito marcante, difícil de fazer frente. E uma das regras de ouro da harmonização é que vinho e comida devem ter o mesmo peso. Aqui, o ideal é escolher exemplares entre 50 e 70% cacau, com menos açúcar. Facilita muito as coisas. Particularmente, gosto muito de mousse de chocolate, por exemplo, com vinho do porto. O do tipo Ruby é uma ótima opção, fica maravilhoso!

11799077894_0b6292c8e5

Adorei pesquisar sobre todas essas harmonizações e pretendo testar as que ainda não conheço aqui em casa. Não importa a estação, vinho da entrada a sobremesa é sempre sucesso garantido!

Até a próxima! Bons Vinhos! Santé!

3 comentários

Deixe um comentário