Filme: Somm Dentro da Garrafa

Ontem, em um momento de insônia, finalmente decidi assistir ao maravilhoso documentário “Somm Dentro Da Garrafa” (do original, em inglês, Somm In To The Bottle).

somm-into-the-bottle

Enquanto o primeiro filme teve como foco principal a rotina de estudos de quatro sommeliers, aspirantes ao título Master (o grau máximo para qualquer profissional da área – só existem 200 em todo o planeta, incluindo o lendário Fred Dame), desta vez o documentário aborda, sobretudo, o mundo dos viticultores (winemakers).

Óbvio que os sommeliers estão lá, acompanhando e fazendo suas observações sobre tudo.  Senti como se estivesse em um animado bate-papo e não consegui desgrudar os olhos da tela nem por um instante.

FOTOGRAFIA DESLUMBRANTE

A película é dividida em capítulos: começa com uma breve explicação sobre o trabalho de um sommelier, passa pela história do vinho, guerras, cenários paradisíacos de vinhedos europeus e a rotina de produtores, que inclui nomes venerados, como o de Aubert de Villaine, atual responsável pelo mítico Domaine de La Romanée Conti. Por fim, o documentário chega ao Novo Mundo e conta a história do audacioso Robert Mondavi, que colocou Napa Valley de volta no cenário mundial do vinho.

somm-into-the-bottle-20157427

Fiquei totalmente alucinada com a fotografia do filme e com vontade de conhecer a Alsácia, Hermitage e Napa Valley, lugares que até então ainda não estavam na minha listinha de Wine Tour.

VINHO PARKERIZADO

Além de curiosidades, o documentário aborda assuntos bastante conhecidos por nós, apreciadores assíduos de vinho, como por exemplo, a polêmica pontuação criada por Robert Parker (que estimulou a produção de vinhos maquiados ao gosto do próprio). Particularmente, não curto esse sistema.

Uma única pessoa ter o poder de determinar a qualidade de um vinho é muito surreal para minha cabeça. Afinal, trata-se de gosto pessoal. Parker é conhecido por amar exemplares com bastante madeira, ao ponto da fruta quase não sobressair. Sendo assim, muitas vinícolas passaram a produzir seus fermentados para corresponderem às expectativas do crítico e, assim, receberem maiores pontuações. Ou seja, ficou artificial.

Aliás, o excesso de carvalho nos fermentados também foi um tópico muito trabalhado. Outro destaque ficou por conta dos sensatos depoimentos de Madeline Puckette, minha musa da Wine Folly, que muito admiro.

jean_louis_chave_1969_hermitage-_photo_credit_-_forgotten_man__films
Jean Louis Chave: 16ª geração de Proprietários do Renomado Hermitage

Gente, não vou falar mais, se não acabo contando tudo. Aproveitem esse tempinho frio e assistam! Tem no Netflix e, se vocês não dispõe do serviço, assinem pelo menos os 30 dias gratuitos e vejam os dois da série, “Somm” e “Somm Dentro da Garrafa”. Afinal, hoje é sexta e está pedindo.

Bom filme e Ótimos Vinhos! Tim-Tim!

Anúncios

Um comentário em “Filme: Somm Dentro da Garrafa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s