Wine Drinks: Kir e Kir Royal

Hoje é sábado e Vila Vinífera traz para vocês mais um post da série “Wine Drinks”. Dessa vez, as receitas vêm carregadas de história. Afinal, você já parou para pensar sobre a origem dos nomes de drinks?  Considero alguns muito curiosos. Sempre adorei tanto o Kir, quanto o Kir Royal e os degustava muito quando mais nova, por volta dos meus 20 anos.

7423460094_b60cd69017_z

UM POUQUINHO DE HISTÓRIA

Felix Kir foi um padre francês, tido como herói na Segunda Guerra mundial. Lutou ao lado da resistência Francesa durante a guerra e depois se tornou prefeito da cidade de Dijon durante 23 anos até sua morte, em 1968.

Kir criou a bebida, originalmente chamada de Blanc-Cassis, inicialmente com o intuito de valorizar 2 produtos locais que sustentavam a pequena economia da região: o vinho branco local, elaborado com a uva Aligoté, e o creme de Cassis, feito da fruta. Esse drink era servido em jantares com delegações estrangeiras e comitivas políticas.

O drink fez tanto sucesso, que passou a ser conhecido como Kir por pessoas que o pediam em bares de todo o mundo. Com o tempo, o vinho foi substituído por Champagne e o Creme por Licor de Cassis, com a adição de uma cereja, se tornando uma bebida leve e sofisticada, tanto que era um dos preferidos pela realeza da época, tanto que atualmente o conhecemos como Kir Royale ou Kir Royal.

7963804856_928a2877ee_z
Kir Royal – Foto: Tim Lucas

Curtiram? Então, agora vamos para as receitinhas:

KIR ROYAL: Em uma taça do tipo flûte, coloque um quarto de licor-creme de cassis e complete a taça com espumante Brut. No Brasil, é comum servir esse coquetel com uma cereja no fundo da taça.

KIR: Em uma taça coloque  três quartos de vinho branco gelado (Chardonnay ou Sauvignon Blanc) e um quarto de licor-creme de cassis sobre ele. Pode-se utilizar outros vinhos brancos, mais frutados e doces, como o Riesling, por exemplo. Apenas cuidado para o drink não ficar muito enjoativo.


Eu adorei e estou com a maior vontade de fazer aqui em casa. Com os espumantes que temos hoje em dia no mercado, com certeza vai ficar show de bola!

Bons Drinks e Ótimos Vinhos! Tim-Tim!

 

Anúncios

Um comentário em “Wine Drinks: Kir e Kir Royal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s