Qual A Diferença entre Syrah, Shiraz e Petite Sirah?

Como sabemos, existem centenas de castas de uva em todo o mundo, algumas inclusive muito parecidas. Por essas e outras, é comum nós, enófilos, ficarmos confusos ao avaliar rótulos com nomes tão semelhantes.

Pensando nisso, hoje vamos desmistificar as diferenças entre Syrah, Shiraz e Petite Sirah. Antes de tudo, preciso dizer que simplesmente amo vinhos elaborados com Syrah (ou será Shiraz? rs). Geralmente são potentes e cheios de personalidade, sem falar naquele toque apimentado, todo especial.

SYHAR OU SHIRAZ (música de suspense…)

Assim como Pinot Gris e Pinot Grigio, Syrah e Shiraz são a mesmíssima coisa. Então, se você está degustando um vinho cujo rótulo indica Syrah ou Shiraz, trata-se da mesma uva. Enquanto os franceses nomearam a cepa como Syrah, os australianos a qualificaram como Shiraz. Portanto, se você beber um Shiraz, é quase certo que este seja proveniente da Austrália. O resto do mundo adotou a nomenclatura francesa (Syrah), mas não é nenhuma regra estrita. Syrah, pronuncia-se SIH-RAH, ao passo que Shiraz se diz SHER-RAS.

Shiraz_Grapes
Syrah/Shiraz

Ao longo do tempo, no entanto, Syrah e Shiraz assumiram diferenças que vão muito além do nome. Australianos costumam elaborar vinhos de maior densidade e estrutura com essa uva. Já os franceses geralmente criam exemplares mais frutados, com menos carvalho, resultando numa maior delicadeza e suave toque amadeirado. Essa é uma regra geral, com algumas exceções. Mas tenha em mente que apesar de se tratar da mesma casta, Syrah e Shiraz possuem estilos de vinificação diferentes.

PETITE SIRAH

Por outro lado, a Petite Sirah é um tipo de uva totalmente diferente da Syrah/Shiraz, embora às vezes possa ficar confuso, visto que Sirah e Syrah são pronunciados exatamente da mesma forma.Em grande parte do mundo, a Petite Sirah é conhecida como Durif. São uvas grandes e bastante tintas. Uma explosão de odores e sabores de frutas escuras. Então, amigos, nunca cometam o erro da maioria das pessoas, em achar que essa casta se relaciona com a Syrah/Shiraz, pois são totalmente distintas. Nada a ver mesmo.

durif
Petite Sirah/Durif

PARA RESUMIR: SYRAH e SHIRAZ são a mesma casta de uva, com estilos de vinificação diferentes, dependendo do enólogo e do costume dos países. Já a PETITE SIRAH/DURIF é um outro tipo de cepa, totalmente diferente e que não possui qualquer relação com a SYRAH/SHIRAZ. 

Espero ter conseguido desfazer confusões que povoam grande parte das cabecinhas dos apreciadores de vinhos. Bom domingo e Tim-Tim!

4 comentários em “Qual A Diferença entre Syrah, Shiraz e Petite Sirah?

  1. Prezada,
    Que eu saiba, o “Petite” se refere mesmo ao tamanho pequeno dos bagos da uva, uma característica da Petite Sirah (além da casca grossa, que resulta em vinhos bem tânicos). Além disso, há sim uma relação entre a Petite Sirah e a mais conhecida Syrah. A Petite Sirah é resultado de cruzamento entre a Peloursin e a Syrah, cruzamento este feito pelo Dr. François Durif, daí o nome “Durif”.
    Sds,
    Leonel

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s