Harmonização Vinho-Comida: Brancos Doces

Você é do tipo que só aprecia vinho branco doce com sobremesas? Pois Vila Vinífera vai te fazer mudar seus conceitos. Acredite: esse tipo de vinho pode  ser um par perfeito para diversos pratos, especialmente os da culinária indiana e asiática.

pad-thai-674089_640
Pad Thai – Prato da Culinária Thailandesa

Essas culturas foram definitivamente conquistadas pelo néctar de Baco (há vinhedos na Índia, Tailândia e Birmânia). Por isso, será cada vez mais comum encontrarmos nas prateleiras vinhos brancos doces oriundos desses lugares . Logo, se você deseja sair na frente e potencializar ainda mais as suas degustações, se liga nessas dicas:

QUANDO FALAMOS EM VINHOS DOCES SIGNIFICA QUE…

Qualquer vinho branco pode ser produzido em estilo doce (trata-se de uma técnica de vinificação e não da casta da uva). No entanto, tradicionalmente algumas cepas são elaboradas dessa forma. São elas:

  • Riesling (já degustei vinho seco de Riesling  e também é ótimo)
  • Gerwüztraminer
  • Muscat Blanc (Moscato)
  • Chenin Blanc
  • Torrontés

*Chenin Blanc, Riesling e Torrontés nem sempre são produzidas em estilo doce. Preste atenção às notas dos produtores. 

Essas variedades de vinhos (com exceção da Chenin Blanc) são denominadas “aromáticas”, devido a suas notas doces e perfumadas. Só a título de informação, existem, ainda, várias tintas aromáticas, incluindo a Schiava,  Brachetto, Red Muscat (Moscato) e Freisa.

panipuri-74974_640
Panipuri – Prato Tradicional da Culinária Indiana

HARMONIZANDO BRANCOS DOCES COM INGREDIENTES CULINÁRIOS

Para descobrir se o vinho combina com determinado prato, se liga nesse teste simples: dê uma boa mordida no alimento e, em seguida, tome um gole de vinho. Se você achar que não ficou estranho e que ainda por cima reforçou o sabor de forma positiva, Eureka! Pode harmonizar que dá certo.

Para combinar os vinhos brancos doces, atente-se para a degustação gustativa. Note componentes como acidez, doçura e intensidade na bebida (se é média ou leve). Em seguida, usando esses atributos, arrisque um casamento com a comida.

wine-360278_640

DICAS DE HARMONIZAÇÃO:

Comida Picante: Quando servidos geladinhos, vinhos brancos doces são pares perfeitos para um prato quente e picante, como os da culinária mexicana, indiana e thailandesa (obviamente, aqueles que não acompanham carne vermelha).

Alimentos Salgados: vinhos brancos doces combinam bem com alimentos salgados, a fim de obter um contraste delicioso do doce com o salgado. Eu testaria com pizza de aliche. Também adoro esse tipo de vinho com queijos azuis, do tipo Gorgonzola ou Roquefort.

Alimentos Amargos: doce é o contrário de amargo e, juntos, podem resultar em uma ótima combinação. Por exemplo,a  Riesling cairia bem com molhos à base de vinagre, por conta de sua elevada acidez. (e eu que pensava que vinagre não cabia com nenhum vinho).

Proteínas Leves: vinhos brancos doces combinam com pratos à base de proteínas leves, sobretudo os de leve/ média intensidade como, por exemplo, o tofu.

Molhos Doces Asiáticos: particularmente, acho que também combinam com o toque agridoce dos  alimentos. Eu arriscaria com alguns pratos da culinária chinesa que tivessem essa pegada mais adocicada.

Nada de Chocolate! Em se tratando de sobremesas, os vinhos brancos doces definitivamente não combinam com o sabor marcante do chocolate. Invista em pratos à base de baunilha, caramelo ou frutas, como o coco.

Aceito outras ideias de harmonização com vinhos brancos doces. Admito se tratar de um desafio e tanto, ainda mais para uma cultura como a nossa. Por isso, alguns exemplos foram de alimentos mais próximos do nosso dia-a-dia.

Abraços e Vinhos! Tim-Tim!

Referência: WineFolly

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s