Os vinhos de gelo andam na moda. Tratam-se de exemplares doces, que combinam bem com sobremesas. São produzidos em países frios com regiões de intensa altitude, onde as temperaturas são baixíssimas. Nos últimos anos, os enófilos passaram a explorar vinhos curiosos e que saem um pouco do tradicional. O resultado é que os ice wines nunca estiveram tanto em evidência.
PRODUTO ÚNICO = PREÇO ELEVADO
Por serem muito concentrados e com forma de vinificação única, os ice wines costumam ter os preços elevados. São comumente produzidos com uvas Riesling e Vidal, embora tecnicamente seja perfeitamente possível elaborar vinhos de gelo com qualquer casta de uva, inclusive as tintas. Costumam ter notas de mel, feno e um frescor que dificilmente se encontra em outros vinhos de sobremesa.
Os Vinhos de Gelo são, ainda, rotulados como sendo um dos fermentados com a produção mais arriscada, visto que dependem fortemente de um padrão de geada a cada ano. Se não houver gelo e nem tempo frio, toda a safra vai por água abaixo.
COMO O VINHO DE GELO É FEITO?
Grande parte das uvas para vinhos “normais” são colhidas logo que o clima melhora e fica mais suportável. Porém, no caso dos Ice Wines ocorre o oposto. As uvas são escolhidas a dedo quando as vinhas estão completamente congeladas (normalmente em cerca de -10ºC). Estas devem ser esmagadas à noite, ainda congeladas. Esse processo resulta numa menor quantidade de vinho, mais concentrada e extra-doce. Com vinhos de gelo, o congelamento acontece antes da fermentação , não depois.

Os Ice Wines são muito diferentes de outros vinhos de sobremesa, como o Sauternes ou Tokaji. Ao contrário destes, o vinho de gelo não precisa da podridão nobre ou botrytis para ser elaborado. Todos os elementos necessários ao sabor, tais como os sólidos, cascas e açúcares permanecem descongelados e incorporados no suco abaixo do gelo, mantendo, assim, sua doçura. A desvantagem é que se produz uma quantidade muito limitada de vinho a cada safra, porém, esta costuma ser excepcional.
ONDE SÃO PRODUZIDOS?
Já que necessitam de condições de temperatura e padrões específicos para serem produzidos, os vinhos de gelo provêm de lugares muito seletivos. É preciso haver um período regular de gelo a cada ano para garantir uma colheita bem-sucedida. Por isso, Canadá, Áustria, Suíça e Alemanha estão entre as quatro regiões produtoras mais comuns.

VINHO DE GELO HARMONIZA COM….
Por se tratar de um vinho muito doce, o Ice Wine combina superbem com sobremesas em geral. Mas há quem o harmonize inclusive com pratos principais, sejam eles picantes, salgados ou à base de queijos com sabor marcante. Enfim, acaba sendo uma opção bem versátil! Pegando carona na nossa última postagem, eu arriscaria combiná-lo com pratos de culinária indiana ou thailandesa. Que tal?

[…] das minhas favoritas. Muito versátil, pode ser apreciada tanto em vinhos secos quanto nos doces, como é o caso dos vinhos de gelo ou Ice Wines. A reputação da Riesling alemã foi afetada pelos produtores do mercado de massa nos 90. Mas, […]
CurtirCurtir
[…] isso, gosto muito do Porto Rubi, sem muitas firulas. Se quiser investir mais, aposte no Bannyls, Ice Wine, Madeira, Porto Vintage, Colheita ou […]
CurtirCurtir