O Estilo Brasileiro de Degustar Bons Vinhos

Em meio às comemorações do Dia do Vinho no Brasil, reflito sobre a necessidade de divulgar um pouco mais a cultura de Baco por aqui. Infelizmente, um bom vinho nem sempre  é acessível a todas as pessoas, ainda mais num momento de altos impostos sob as bebidas alcoólicas, agravado ainda mais em virtude da crise econômica.

wine-890370_640

Diferente do europeu,  o brasileiro costuma associar o vinho apenas às comemorações. É claro que a bebida combina com festa e momentos inesquecíveis. Mas, acredito que o primeiro passo para torná-la mais presente na mesa do brasileiro seria deixando-a mais acessível. Só espero que esse novo governo pense sobre isso com carinho.

E, apesar das dificuldades, talvez sejamos os únicos no mundo a degustar o néctar dos deuses de forma alegre, descontraída e sem se preocupar com regras e convenções. Porém, ainda temos MUITO o que melhorar quando se trata de degustar e incorporar a bebida em nosso dia-a-dia.

Vejamos alguns fatos curiosos que refletem o estilo brazuca de se beber vinho:

INSEGURANÇA PARA COMPRAR VINHOS

 Justamente por não ter o costume de beber vinho no dia-a-dia, a maioria dos nossos consumidores fica confuso diante das prateleiras dos supermercados. Já perdi a conta de quantas vezes dei sugestões de vinhos para desconhecidos. É só perceber alguém muito decidido na hora da compra, que começam as perguntas. A solução para isso, meus amigos, é a busca constante por informação, seja em livros, revistas ou sites especializados.

10493708986_b7b6babc53

“ESPUMANTE SÓ SERVE PARA BRINDAR”

Nos últimos anos, presenciamos um boom na produção de espumantes do país. Alguns rótulos estão sendo comparados aos franceses em termos de sabor e delicadeza da perlage. Mas o que se vê entre grande parte da população local é a associação do espumante apenas com festa, celebração, brinde. Claro, que o rei das borbulhas simboliza tudo isso. Contudo, em um país tropical, como o nosso, o costume de consumir espumante deveria estar bem mais presente. De preferência, bem geladinho.

glasses-213156_640

O BRASILEIRO ESTÁ BEBENDO MAIS VINHO

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apontou que os vinhos, sucos, espumantes e outros derivados da uva registraram em 2015 um crescimento no consumo, mas o vinho tinto se destacou, com um avanço de 4,6%, chegando a 9,1 milhões de litros. “O próprio consumidor está sabendo apreciar o vinho, tanto o nacional quanto o importado, mas o volume consumido ainda é pequeno e nos dá espaço para crescer por vários anos mais”, disse Oscar Lo, presidente da Federação de Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho).

CONSUMIMOS POUCO VINHO NACIONAL

Como já falei por aqui, os custos de produção de vinho no Brasil, bem como os impostos, são maiores que no Chile, por exemplo. Sendo assim, bons exemplares chilenos chegam às nossas prateleiras com valores mais baixos que os nacionais. Não é à toa que fermentados provenientes do Chile e Argentina são os mais consumidos em nosso país. Afinal, estes chegam por aqui com o custo-benefício melhor que os nossos. Sem falar que ainda existe esse estigma de que o brasileiro não sabe valorizar o que é seu. Sei de muita gente que acha mais status adquirir um vinho importado, simplesmente por ser de fora, como se isso fosse garantia de maior qualidade.

bottle-of-wine-113034_640

CULTURA DO VINHO DE GARRAFÃO

Grande parte da população, sobretudo aqueles das classes menos favorecidas, adotaram o vinho suave e docinho como seu preferido. Se o salário mínimo mal dá para adquirir uma cesta básica, que dirá uma garrafa de vinho fino. Mas, sim, essas pessoas querem consumir vinho, talvez até tenham vontade de experimentar um exemplar de qualidade, elaborado com uvas finas. Porém, a nossa situação econômica anda muito difícil. Para muitos desses, a única alternativa são os vinhos de garrafão, mais baratos e acessíveis. Sonho com o dia em que nosso governo incentive a produção de vinhos finos ao ponto de poder atender a todos.

26248537356_14235a21bd

E vocês, empolgados com o feriado? Que tal ajudarmos a propagar a cultura do vinho entre nossos amigos e familiares? Mostrar o nosso néctar dos deuses para pessoas que não têm  o costume de degustá-lo? Eu adoro apresentar esse mundo a quem ainda não conhece. Muito bom ver alguém se surpreendendo positivamente e adotando esse consumo super saudável para a vida.

Bom feriado e ótimos vinhos! Tim-Tim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s