40 Anos do Julgamento Em Paris

Ontem fez 40 anos de um dos eventos mais impressionantes da história do vinho: O Julgamento em Paris, que ocorreu em 1976. Trata-se de uma competição entre vinhos franceses e americanos, estes últimos oriundos de Napa Valley, na Califórnia. E adivinhem só quem ganhou, tanto na categoria branco quanto tintos? Os californianos! Atualmente, esse evento é considerado histórico, pois abriu os olhos do mundo para a importância dos vinhos do Novo Mundo.

O Julgamento De Paris

CHATEAU MONTELENA

Empolgada com a data, decidi assistir ao filme Bottle Shock (Julgamento em Paris), de 2008, disponível no Netflix. Os acontecimentos giram em torno do Chateau Montelena (Napa Valley) e seus proprietários. O pai, James Barret, sempre em conflito com o filho Bo. O filme emociona, faz rir, tem romance. Ou seja, até que chegue o grande dia da degustação em Paris, muita coisa acontece. Inclusive, foi o Chardonnay da Montelena que venceu o concurso na categoria brancos, colocando Napa e Sonoma de vez no mapa mundial dos melhores produtores de vinhos. Uma verdadeira quebra de paradigmas, em uma época onde somente exemplares franceses eram considerados de maior qualidade.

chateaumontelena

A DEGUSTAÇÃO

A degustação foi organizada por Steven Spurrier, um inglês comerciante de vinho que era dono de uma loja e de uma escola de vinhos no centro de Paris. Spurrier ficou intrigado com alguns dos Cabernets e Chardonnays da Califórnia, que seus clientes e alunos traziam à loja. Curioso para ver como esses recém-chegados se sairiam contra os vinhos franceses feitos a partir do mesmo tipo de uva, ele organizou uma degustação às cegas com jurados altamente credenciados, como o sommelier do renomado restaurante Le Tour D’Argent.

Amigos, fiquei com vontade enorme de um dia, quem sabe, fazer um tour por Napa Valley. A película foi filmada no local e tem uma fotografia belíssima! O Chateau Montelena, por si só, já é muito bonito. Como perceberam, não contei muita coisa, só para deixá-los com o desejo de assistir também.

Bom feriado e Ótimos Vinhos! Tim-Tim!

Anúncios

2 comentários em “40 Anos do Julgamento Em Paris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s