6 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Chardonnay

Eu amo a Chardonnay. Dos vinhos brancos, sem dúvida, é um dos meus favoritos. Champanhe Blanc De Blancs, então…uma delícia! Mas, já soube que nem todos pensam como eu. Sei de gente não curte, diz que é sem graça. Enfim, como não canso de dizer por aqui, vinho é questão de gosto pessoal. 

Porém, num ponto temos que concordar. A uva chardonnay produz vinhos bem versáteis, que combinam tanto com praia, no verão, quanto com lareira, no inverno. Trata-se de uma das castas brancas mais cultivadas no mundo, capaz de se adaptar a diversos terroirs. E foi pensando nisso que hoje trouxe seis fatores indiscutíveis sobre essa cepa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

1- A CHARDONNAY NASCEU NA FRANÇA. NA BORGONHA, MAIS PRECISAMENTE

A chardonnay é originária da região francesa da Borgonha, onde é simplesmente conhecida como “Borgonha Branca”, sobretudo por captar tudo o que seu terroir tem a oferecer. Por isso, a  Chardonnay é, juntamente com a Pinot Noir, um símbolo da Borgonha.

2- NEM TODA CHARDONNAY É AMANTEIGADA

A textura e odor amanteigados encontrado em diversos vinhos dessa casta têm muito a ver com o carvalho das barricas nas quais as bebidas são armazenadas. Sem falar na fermentação malolática (que durante a produção do vinho transforma o ácido málico em ácido láctico, de paladar mais agradável).

Se o produtor permite que essa fermentação ocorra – depois que todos os açúcares já foram convertidos em álcool – você encontra uma textura mais amanteigada. Se não o fizerem, muitas vezes os elementos do vinho acabam não combinando muito bem entre si.

3- SE VOCÊ NÃO GOSTA DO SABOR DE MANTEIGA OU BAUNILHA, ESCOLHA UM CHARDONNAY QUE NÃO TENHA PASSADO POR CARVALHO

No final dos anos 80 e início dos 90, os americanos estavam loucos por Chardonnay. Afinal, era uma das uvas mais cultivadas na Califórnia. Nessa época, a região produzia muitos exemplares com estágio prolongado em carvalho, resultando em vinhos com sabores bastante acentuados de torrefação, baunilha, marshmallow e manteiga (características das barricas americanas).

Até hoje, a maioria das pessoas adora esse estilo, que foi copiado por vários outros países. Mas, se você prefere algo mais fresco e ácido, experimente um Chablis, vinho da Borgonha, com um toque mais mineral ou, então, um espumante Blanc des Blancs bem geladinho.

champagne-flutes-glasses-bubbles-725x544

4- SE VOCÊ ADORA CHAMPANHE BLANC DES BLANCS, VOCÊ ESTÁ BEBENDO CHARDONNAY

Você sabia que o Blanc des Blancs é um espumante elaborado com 100% de uvas Chardonnay? Ou seja, diferente da maioria dos outros champanhes, produzida com uma assemblage de Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, a Blanc des Blancs é feita exclusivamente com a Chardonnay, sendo, por si só, um dos exemplares mais valorizados.

5- CHARDONNAY: SE PLANTADA, CRESCE EM QUALQUER LUGAR

Chardonnay é uma das castas de uvas mais plantadas em todo o mundo e muito disso se dá pelo fato de que cresce perfeitamente bem em quase qualquer região. Embora a Pinot Noir, sua irmã da Borgonha, seja, por muitas vezes, extremamente sensível e inconstante, a Chardonnay vive bem quase que em qualquer lugar.

640px-Chardonnay_Moldova

6- CHARDONNAY COMBINA COM CARNE

Se for um Chardonnay potente, acredito que ele possa harmonizar perfeitamente com bifes de filé mignon grelhados ou num churrasco. Bom para desmistificar a ideia de que carne vermelha só combina com tintos. Experimente e verá como ambos podem casar superbem.


Hummmm…. Fiquei até com vontade de abrir um Chardonnay aqui. Para mim, essa casta combina com os dias de meia estação. Sabe, aquele momento em que não está nem calor nem frio? Aquela temperatura ambiente agradável, por volta de 24ºC? E, sendo sincera, antes de realizar essa pesquisa nunca imaginei que Chardonnay combinasse com carne vermelha. Mas, logo de cara, acredito que deva ser com uma carne leve. Quero testar! Depois conto para vocês.

Bons Vinhos! Tim-Tim!

Anúncios

3 comentários em “6 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Chardonnay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s