Celebre o Dia do Hambúrguer na Companhia de Um Bom Vinho! Testei e Aprovei.

Amanhã, 28 de maio, comemoramos o Dia do Hambúrguer. Vocês se lembram do artigo que escrevi sobre a harmonização dessa delícia com vinho? Colocaram em prática? Pois eu me inspirei e, na véspera do feriado, decidi testar aqui em casa. Escolhi um assemblage (mistura) de Cabernet Sauvignon e Merlot para acompanhar. Ficou divino!

hamburguer
Meu hambúrguer ficou uma delícia!

E já que as hamburguerias artesanais tomaram conta do Brasil, não tem desculpa para deixar de saborear essa super-combinação! Basta pedir para a viagem e desfrutar na companhia de pessoas especiais e de uma boa garrafa de vinho tinto.

Como o dia foi corrido aqui em casa, não teria tempo de preparar a carne caseira, com a receitinha da Vanessa, que postei aqui. Então, comprei o hambúrguer de fraldinha da marca Wessel. Espetacular! São 165g de carne e ficou muito parecido com um artesanal da melhor qualidade. Na hora do preparo, basta seguir direitinho as instruções da embalagem. Ao colocar na chapa ou frigideira previamente aquecida, basta deixar 2 minutos de cada lado e Voilá! Para incrementá-lo, você pode colocar alface, queijo, tomate, maionese, cream cheese ou o que mais a sua imaginação mandar.

IMG_20160525_221343631
Escolhemos um Vinho de São Joaquim (SC). #terroirnacional

HISTÓRIA DO HAMBÚRGUER

Você deve estar achando que foram os americanos que criaram o hambúrguer, certo? Errado! Eles ajudaram bastante, adicionando o pão à receita e tornando-o um sanduíche. Porém, a iguaria chegou à América trazida por imigrantes alemães, vindos de Hamburgo.

Muitos acreditam que o hambúrguer fora criado no século XVII, em Hamburgo, na Alemanha. Contudo, estudiosos já comprovaram que o prato foi criado muito antes, no século XIII, na Mongólia, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando-a debaixo das celas dos cavalos.

Assim, o hambúrguer começou a se espalhar pelo mundo, sendo que os nômades da Ásia Ocidental foram alguns dos responsáveis por isso. Afinal, foram eles que desenvolveram uma técnica de temperar a carne para conservá-la por mais tempo. A cidade de Hamburgo na Alemanha só entra na história depois dessa técnica, pois marinheiros alemães passaram a cozinhar a carne que era consumida crua e levaram a iguaria para a América.

A partir daí, os americanos incorporaram o hambúrguer à sua cultura, tornando-o conhecido em todo o mundo. Então, apesar de não terem sido os criadores do hambúrguer, eles foram muito importantes para sua divulgação, sem falar que os EUA são o país que mais consome o prato anualmente.


Eu dividi essa delícia com o maridão, que também superaprovou a combinação com o vinho. O sabor da carne foi potencializado, sobretudo quando juntávamos o hambúrguer com a bebida na hora de degustar. Com certeza faremos mais vezes! E amanhã, que tal comemorar o dia dessa iguaria em grande estilo? Bora experimentar!

Anúncios

Um comentário em “Celebre o Dia do Hambúrguer na Companhia de Um Bom Vinho! Testei e Aprovei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s