Esse assunto tem causado uma certa polêmica nas redes sociais. O vinho realmente ajuda a emagrecer? Afinal, bebidas alcoólicas, em geral, sempre foram consideradas inimigas da balança. Porém, como tudo o que relaciona vinho à saúde, é necessário moderação no consumo. Ou seja, 1 taça de 120ml de tinto antes de ir dormir.
VERDADE OU MITO?
Pode comemorar, pois os resultados são verdadeiros! De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Estado de Washington, nos EUA, o resveratrol, encontrado nas cascas e sementes das uvas tintas, é capaz de converter o excesso de gordura branca em gordura marrom. Nosso organismo produz esses dois tipos, sendo que o último é mais fácil de ser eliminado.
O resveratrol é uma das substâncias mais importantes encontradas no nosso néctar divino. Trata-se de um polifenol, com ação antioxidante, que contribui com a eliminação de toxinas. O resveratrol também pode ser encontrado nas frutas de cascas escuras, como a maçã e a amora, por exemplo. Porém, é o vinho tinto que concentra resveratrol em maior quantidade.
O ESTUDO
Essa pesquisa motivadora foi publicada no International Journal of Obesity, referência no assunto. Foram utilizados experimentos com ratos, que passaram por uma dieta rica em gordura. Alguns receberam uma dose diária de resveratrol e outros não. Aqueles que receberam a substância concentrada engordaram 40% menos que os outros.
Agora, imagine o consumo moderado de vinho aliado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos? É sucesso na certa! Eu comecei meu programa alimentar hoje e serei a cobaia dessa matéria. Depois conto meus resultados…rs.rs.rs..