Hoje é sexta-feira! Dia internacional de relaxar após o trabalho. Depois do expediente, muitos invadem bares, restaurantes… e por que não cafeterias? Pensando nisso, a Starbucks lançou, no Japão, o “Wine Fraggino”, que seria, basicamente, um Frapuccino (café gelado, carro-chefe da rede), só que elaborado com o nosso amado néctar de Baco. O vinho, em questão, é o Hokkaido, originário da terra do sol nascente.
Esse novo projeto da empresa recebeu o nome de “Starbucks Evening”. A ideia é a de alegrar as tardes dos japoneses com um pouco de álcool, sobretudo com o intuito de aliviar o estresse acumulado. E, em se tratando dos maiores workaholics do mundo, creio que a Starbucks mandou bem demais!
Apesar de soar como uma ideia um tanto quanto inusitada, o “Wine Fraggino” já conquistou o paladar nipônico. É sucesso total, numa rede mundial que não para de crescer. Agora, a pergunta que não quer calar: Será que a Starbucks pretende trazer esse lançamento para o Brasil? Espero que sim!
Hokkaido e a Uva Koshú
Hokkaido é uma região japonesa com vinhedos de diversas castas de uvas, incluindo vitis viníferas europeias. Porém, em se tratando de Japão, o que chama mesmo a atenção é a Uva Koshú, originária do local e que produz um vinho branco bastante apreciado, sobretudo com pratos da culinária japonesa.
A Koshú é uma uva grande, de coloração branco-rosada, que produz vinhos frutados, com pouco corpo e de baixo teor alcóolico (por volta de 10%, enquanto que um Cabernet Sauvignon chileno pode chegar até 13,5% de concentração alcóolica).
Particularmente, nunca me deparei com um vinho japonês, mas segundo muitos sommeliers, este pode ser facilmente substituído por Riesling, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Torrontés. Segundo os profissionais, esses exemplares casariam superbem com sushis, sashimis e companhia.
Espero que tenham curtido. Boa sexta! Com café, vinho ou os dois juntos! Tim-Tim!