Vinho & Saúde: Quem Bebe Vinho É Mais Feliz

“O vinho lava nossas inquietudes, enxágua a alma até o fundo e assegura a cura da nossa tristeza.” Lúcio Anneo Sênenca [4 a.C.-65 d.C.] – Filósofo romano

Você sabia que a bebida de Baco age como um verdadeiro elixir da felicidade? Dificilmente vemos alguém bebendo vinho para afogar as mágoas. Muito pelo contrário. Vinho é sinônimo de alegria, risadas, partilha, histórias, um mundo de sensações que se abre junto com a garrafa.

3341320762_8c8d79f11b_z

EFEITO ANTIDEPRESSIVO

Há muitas evidências científicas que comprovam a ação antidepressiva do vinho. O sistema límbico é a área do cérebro na qual se processam as emoções. A transmissão das informações captadas e processadas ocorre por uma rede de neurônios (células do sistema nervoso).

A comunicação entre os mesmos, se dá por neurotransmissores – mediadores químicos que transmitem o estímulo de uma célula para outra. Uma das mais importantes dessas substâncias é a SEROTONINA.

A depressão é uma doença que se manifesta devido a uma reunião de fatores, como tendência biológica do indivíduo, associada a algum fato desagradável, tal como: perdas na família, desemprego, entre outros. Tudo por conta da deficiência de serotonina. A tiramina, que se encontra em grandes quantidades nos vinhos, sobretudo nos tintos, aumenta a produção da serotonina. Por isso, nossa amada bebida combate a depressão e nos deixa, sim, muito felizes! 

3341319108_fffe489c23_z

EQUILÍBRIO É FUNDAMENTAL

Porém, como eu sempre digo, vale lembrar que esse benefício está ligado ao consumo moderado do vinho. Afinal, o equilíbrio é o segredo da felicidade.

Então, já viu. No dia em que estiver se sentindo para baixo, nada melhor que se deliciar com uma tacinha. Relaxa e faz com que a gente se lembre de curtir as boas coisas da vida.

E, sim, depressão é coisa séria. Por isso, antes de recorrer a o que o nosso néctar tem de bom, consulte um médico especializado.

Bons vinhos! Tim-Tim!

Referência: Dr. Jairo Monson de Souza Filho, Confraria do Vinho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s