3 Maneiras de Gelar Rapidamente Uma Garrafa de Vinho

Imagine a seguinte situação: você não dispõe de adega climatizada e recebe visitas de surpresa.  Logo lhe vem à mente a ideia de servir espumante ou vinho branco. As garrafas estão na temperatura ambiente. Como fazer para refrigerá-las em tempo recorde? Anote essas dicas:

champagne-438448_1280

1- USE PAPEL TOALHA

Pegue uma boa quantidade de papel toalha e umedeça com água. Em seguida, envolva a garrafa com duas ou três camadas do papel. Coloque-a no freezer e aguarde por 15 minutos. Pronto! Já pode degustar seu vinho geladinho ou na temperatura ideal de serviço, que seria em torno de 12ºC. Tudo depende do tempo que a garrafa permanecerá no freezer.

2- USE UM BALDE  COM GELO, ÁGUA E SAL

Pegue um balde com gelo (se não tiver, também serve uma panela), água e sal. Este, que pode ser grosso ou fino, acelera o derretimento do gelo, fazendo com que a água se torne, em poucos minutos, gelada o suficiente para absorver rapidamente o calor da garrafa. Em menos de 5 minutos, por exemplo, você consegue levar uma garrafa de espumante a sua temperatura ideal de serviço. Se for tinto então, menos ainda.

3 – USE GARRAFAS PET

Trata-se de uma evolução da técnica anterior. Tenha sempre no freezer uma ou duas garrafas PET cheias com água e bastante sal. Esta mistura não congela na temperatura do congelador (-18ºC). Sendo assim, você poderá utilizá-la para encher um balde e fazer com que toda a garrafa esteja em contato com a solução salina a -18ºC. É como levar o freezer para a mesa. Sua garrafa chegará na temperatura de serviço bem rapidinho.

champagne-250694_1280

Espero que tenham curtido essas dicas e que as coloquem em prática. Confesso que até hoje só utilizei a do papel toalha e realmente dá certo! Essa da Garrafa Pet será a próxima a estrelar um dia de festa aqui em casa.

*ATUALIZADO (21/12/2016)

E, em tempos de verão, sol e calor extremos, nada como lançar mão desse tipo de técnica para ter um vinho branco ou espumante geladinhos na sua taça. Ah, e no menor tempo possível.

Certamente, o réveillon será a ocasião perfeita para colocar essas ideias em prática. Afinal, nada como muitos amigos ávidos por vinho e espumante gelados. E mais: você pode testar as dicas também para gelar outras bebidas, como cervejas e aperitivos. Tudo o que vier engarrafado (ou enlatado) pode entrar na roda.

Fim de ano são muitas confraternizações. Algumas, inclusive, bem inesperadas (na minha opinião, essas são as melhores). Enquanto buscava novas informações para atualizar esse post (afinal, em pleno verão, é mais que necessário!). me deparei com esse vídeo bem bacana, da @winevinhos. É, basicamente, o que falamos em uma das dicas desse artigo, só que numa demonstração bem rápida. Confira aqui:

Então é isso, amigos! Aqui no Rio o calor já se instalou de vez, apesar das oscilações das últimas semanas. Nesse sábado vem ceia de Natal e devo apostar num vinho verde bem geladinho. Em breve, teremos Wine Drink com esse queridinho da nova estação.

Boa semana! Ótimas Festas e Vinhos Inesquecíveis! Com amigos, os efeitos positivos na saúde são potencializados! Tim-Tim!

 

 

2 comentários em “3 Maneiras de Gelar Rapidamente Uma Garrafa de Vinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s