Quem disse que churrasco só combina com cerveja? Tanto as carnes quanto seus acompanhamentos casam superbem com nossos amados vinhos. Agora, você deve estar aí pensando, “Muito fácil! Carne harmoniza com vinho tinto”. Porém, a coisa é muito mais complexa do que se imagina. Deve-se atentar para o modo de preparo, tempo de cozimento, temperos, molhos, gordura e suculência da carne, a fim de que se possa optar pelo vinho perfeito. Se for o contrário, ou seja, se a carne for escolhida após a bebida, será preciso levar em conta a existência de taninos, corpo, estrutura e acidez da mesma.
A REGRA DO SAL
Uma regra de ouro é: quanto mais salgada for a carne, menos taninos deve ter o vinho e vice-versa. Peças gordurosas vão bem com exemplares de maior acidez e taninos. Como sempre digo por aqui, são aqueles casos em que nossas papilas gustativas imploram por uma bebida mais encorpada.
Destacamos, ainda, que cada peça de carne combina com um vinho específico. Quer saber quais são? Então, confira a lista a seguir:
PICANHA
Um dos cortes mais amados pelos brasileiros, a picanha não pode faltar em nenhum churrasco que se preze. Bem macia, essa carne ainda vem envolvida em uma suculenta capa de gordura.
VINHO IDEAL: Um MALBEC argentino da melhor qualidade. Afinal, nossos hermanos também sabem como preparar uma bela carne.
FRALDINHA
A fraldinha é macia e sequinha. Logo, não requer um vinho de muito peso.
VINHO IDEAL: Um MERLOT não muito encorpado e tão leve quanto essa peça, com taninos suaves e arredondados.
CUPIM
Com muita gordura, o cupim acaba se tornando uma carne pouco suculenta. Apesar de macio, às vezes pode se apresentar um tanto quanto seco.
VINHO IDEAL: Um ESPUMANTE BRUT seria perfeito nesse caso. O perlage da bebida ajudaria a suprir a falta de líquido, potencializando o sabor da carne. Viu como churrasco não combina apenas com vinho tinto?
COSTELA

Costela ao barbecue é uma delícia! Além de macia, ganha um certo ar apimentado, próprio do molho. Vale ressaltar que também se trata de uma peça gordurosa, que requer um vinho um pouco mais encorpado, mas não ao ponto de ter um super peso.
VINHO IDEAL: Logo de cara já me veio à mente um tinto de médio corpo, com notas de especiarias. Nada melhor que um SYRAH, não é mesmo? Com certeza, serão feitos um para o outro.
ALCATRA

Bastante fibrosa, macia e pouco gordurosa, a alcatra também é um exemplar que não costuma faltar em nenhum churrasco.
VINHO IDEAL: Aqui cairia bem um tinto de corpo médio, boa acidez e estrutura, como um CARMENÉRE chileno ou até mesmo um PINOT NOIR.
FRANGO
Carnes brancas são leves e praticamente sem gordura. E, quando se trata de churrasco, pensamos logo naquela asinha ou peito de frango na brasa. Hummm….delícia!
VINHO IDEAL: Um SAUVIGNON BLANC seria uma ótima pedida. Possui ótima acidez e notas aromáticas. Um bom ROSÉ também faria um par perfeito nesse caso.
LINGUIÇA

Todo churrasco costuma oferecer uma linguicinha como entrada. Aqui no Brasil, então, isso já se tornou hábito. Geralmente são peças suculentas com uma certa dose de gordura.
VINHO IDEAL: Que tal um ESPUMANTE ROSÉ BRUT? Como entrada para um churrasco regado a vinhos, não há nada melhor! Se a linguiça for daquelas apimentadas, sugiro um RIESLING SECO alemão. Este combina com linguiça, salsicha e carne de porco, que é uma beleza…
Depois desse artigo me deu uma vontade enorme de saborear um churrasco no fim de semana. Com vinhos, lógico! Afinal, ambos têm tudo a ver. No outono/inverno, então, nem se fala!
Até a próxima! Bom churrasco e ótimos vinhos!
[…] Vinho Ideal: Espumante Rosé Brunt. Mas se a linguiça for apimentada, um Riesling seco alemão pode ser uma boa opção. Ele também combina bem com salsicha e carne de porco.Fonte: Vila Vinífera […]
CurtirCurtir
Republicou isso em Vila Viníferae comentado:
Simplesmente um dos artigos mais acessados! Vem ler!
CurtirCurtir