5 Regras do Mundo dos Vinhos Que Os Profissionais Adoram Quebrar

Na vida, algumas normas definitivamente nasceram para serem quebradas! Confesso que, em algumas situações, a transgressão inclusive se faz necessária. No mundo dos vinhos não é diferente, sendo que até os profissionais mais gabaritados adoram burlar algumas regras de vez em quando.

Sendo assim, quando aquele amigo “enochato” começar a te questionar sobre o que se deve ou não fazer, tenha essas respostas na ponta da língua!  Olha só:

REGRA Nº 1: “Vinho Rosé é bebida de verão”

COMO QUEBRÁ-LA: Mais encorpado que um vinho branco, o rosé pode sim, ser bebido ao longo de todo o ano. Procure pelos exemplares de cor mais intensa, que variam entre o cereja e o pink. Vinhos provenientes de países como Chile, Argentina e Espanha são ideais, visto que são mais densos e com teor alcoólico que ultrapassa os 12% .

6777920074_cc04ab1a3a

REGRA Nº 2: “Só se pode decantar vinhos tintos encorpados”

COMO QUEBRÁ-LA: Victoria James, diretora de um dos restaurantes mais badalados de Manhattan, sugere que também se decante espumantes e brancos encorpados. Segundo a profissional, exemplares ótimos para você testar são: Chardonnay (com ou sem madeira), além de Rótulos Franceses, oriundos de Bordeaux e Vale do Rhone. “Você pode até decantar seu champanhe, desde que seja um Blanc De Blancs”, destaca. Ainda de acordo com Victoria, a decantação ajuda a abrir os aromas de vinhos brancos mais complexos, ou seja, aqueles que você não quer servir logo após tirar da geladeira.

wine-856320_640

REGRA Nº 3: “Pratos à base de Peixes Só Harmonizam com Vinho Branco”

COMO QUEBRÁ-LA: Tintos leves podem ser ótimos parceiros para peixes de vários tipos. Fellippe Esteves, sommelier e gerente do restaurante Estrella, de Los Angeles, é fã de combinações pouco ortodoxas, como peixe e vinho tinto. O profissional adora estimular seus clientes a provarem essa deliciosa combinação. “Na verdade, quebrar regras é sinônimo de inovação, ser curioso e ter coragem de experimentar coisas novas”, disse o sommelier. Porém, Esteves alerta que não recomendaria tintos com todos os tipos de peixes. Segundo ele, os melhores exemplares para essa harmonização são os tintos com menos taninos e uma certa acidez. Uma casta que atende a essas expectativas é a Pinot Noir. 

8991050597_54861f23c1_z
Créditos: Akash Mehra

REGRA Nº 4: “Use uma taça para cada estilo de vinho”

COMO QUEBRÁ-LA: Talvez essa seja a regra preferida dos “enochatos” de plantão. E, se você já viu aqueles gráficos que apontam uma taça diferente para cada estilo de vinho, provavelmente teve calafrios, certo? Sem falar que fatalmente você teria que desembolsar uma grana preta para ter tanta variedade em casa, ainda mais de forem de cristal. Mas não se abale. O básico que você precisa ter é uma taça para tintos, uma para brancos e outra para espumante. E, se você quiser ter só um tipo de taça, escolha a ISO, que serve para todas as variedades de vinhos. 

12681466543_5d09dbc161
Na dúvida, basta uma boa taça ISO

REGRA Nº 5: “Espumante é só para celebrações ou para ser servido como entrada”

COMO QUEBRÁ-LA: O espumante é um dos poucos vinhos que harmonizam com praticamente todos os tipos de alimentos, podendo ser servido da entrada a sobremesa, de acordo com seu estilo. Eu sou fã da versatilidade dos espumantes e invisto nela sempre que possível. De comida japonesa a pratos à base de carnes leves (inclusive vermelha), as borbulhas são sucesso garantido! Então, por que deixá-las restritas apenas a brindes e comemorações? Vá em frente e delicie-se!

Champagne

E aí, que tal quebrarmos essas regras no próximo fim de semana? Vinhos são sempre perfeitos, com esse friozinho então….Sensacional!

Ótima sexta e Bons Vinhos! Tim -Tim!

Referência: Vogue America

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s