Wine Drinks: Vinho Quente Para Curtir o Friozinho

Com o fim do El Niño, as massas polares começam a pegar o Brasil de jeito, derrubando as temperaturas. Logo, inspirada no friozinho, hoje trouxe um “drink” tradicional em diversos países. Aqui no Brasil, combina perfeitamente com o inverno e as festas juninas. Sim, é ele, o VINHO QUENTE! 

boiled-1380146_640

HISTÓRIA

O vinho quente foi criado pelos romanos no século II d.c, inicialmente para protegê-los do intenso frio do inverno.Como eles conquistaram diversos países da Europa, acabaram levando para essas regiões toda a sua paixão pelo Mulled wine, como a bebida também é chamada

  • Idade Média

Na Idade Média é que o Mulled Wine passou a ganhar popularidade, visto que as pessoas acreditavam que a mistura de especiarias no vinho era saudável e evitava a proliferação de doenças. Também era comum usar ervas e flores com o intuito de melhorar os vinhos ruins, tornando-os um pouco mais agradáveis. Com o tempo, a moda do vinho quente acabou desaparecendo na maior parte da Europa, com exceção da Suécia. Lá, ele é conhecido como Claret (vinho Rhen, açúcar e especiarias) ou Lutendrank (especiarias, vinho e leite). Ambas as variedades ficaram famosas por serem muito consumidas pela corte sueca. 

  • Natal, Festa e Papai Noel

Mas a virada mesmo veio em 1890, quando o vinho quente passou a ser associado ao Natal. Cada comerciante tinha sua própria receita e a engarrafava em lindos exemplares em formato de Papai Noel. A partir daí, a bebida ganhou o mundo, com diversas versões, que incluem vinhos tintos e brancos. Acaba que cada país possui seu próprio modo de preparo. 

Quer fazer essa delícia na sua casa? Então, anote aí:

VINHO QUENTE

Você vai precisar de:

  • Duas garrafas de vinho tinto leve (Pinot Noir e Merlot são ótimas opções).
  • 2 doses de Vinho do Porto
  • Laranjas cortadas em 5 partes, espetadas com cravos da índia.
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de noz moscada
  • 2 a 3 colheres de açúcar mascavo , de acordo com o seu gosto

Modo de Preparo

Aqueça todos os ingredientes em uma panela em fogo brando por 20 minutos. Certifique-se de não deixar o líquido ferver, a fim de que o álcool da bebida não se evapore. Após aquecida, coe a mistura e coloque em uma bela jarra para servir.

mulled-wine-972827_1280

Deve ficar uma delícia, hein? Quero muito aproveitar a temporada de frio para fazer e curtir esse “Wine Drink” que já chega carregado de história. Tim-Tim!

4 comentários em “Wine Drinks: Vinho Quente Para Curtir o Friozinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s