Com o fim do El Niño, as massas polares começam a pegar o Brasil de jeito, derrubando as temperaturas. Logo, inspirada no friozinho, hoje trouxe um “drink” tradicional em diversos países. Aqui no Brasil, combina perfeitamente com o inverno e as festas juninas. Sim, é ele, o VINHO QUENTE!
HISTÓRIA
O vinho quente foi criado pelos romanos no século II d.c, inicialmente para protegê-los do intenso frio do inverno.Como eles conquistaram diversos países da Europa, acabaram levando para essas regiões toda a sua paixão pelo Mulled wine, como a bebida também é chamada.
- Idade Média
Na Idade Média é que o Mulled Wine passou a ganhar popularidade, visto que as pessoas acreditavam que a mistura de especiarias no vinho era saudável e evitava a proliferação de doenças. Também era comum usar ervas e flores com o intuito de melhorar os vinhos ruins, tornando-os um pouco mais agradáveis. Com o tempo, a moda do vinho quente acabou desaparecendo na maior parte da Europa, com exceção da Suécia. Lá, ele é conhecido como Claret (vinho Rhen, açúcar e especiarias) ou Lutendrank (especiarias, vinho e leite). Ambas as variedades ficaram famosas por serem muito consumidas pela corte sueca.
- Natal, Festa e Papai Noel
Mas a virada mesmo veio em 1890, quando o vinho quente passou a ser associado ao Natal. Cada comerciante tinha sua própria receita e a engarrafava em lindos exemplares em formato de Papai Noel. A partir daí, a bebida ganhou o mundo, com diversas versões, que incluem vinhos tintos e brancos. Acaba que cada país possui seu próprio modo de preparo.
Quer fazer essa delícia na sua casa? Então, anote aí:
VINHO QUENTE
Você vai precisar de:
- Duas garrafas de vinho tinto leve (Pinot Noir e Merlot são ótimas opções).
- 2 doses de Vinho do Porto
- Laranjas cortadas em 5 partes, espetadas com cravos da índia.
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de noz moscada
- 2 a 3 colheres de açúcar mascavo , de acordo com o seu gosto
Modo de Preparo
Aqueça todos os ingredientes em uma panela em fogo brando por 20 minutos. Certifique-se de não deixar o líquido ferver, a fim de que o álcool da bebida não se evapore. Após aquecida, coe a mistura e coloque em uma bela jarra para servir.
Deve ficar uma delícia, hein? Quero muito aproveitar a temporada de frio para fazer e curtir esse “Wine Drink” que já chega carregado de história. Tim-Tim!
[…] Vinho Quente (para curtir no friozinho ou animar um típico “arraiá”) […]
CurtirCurtir
Republicou isso em Vila Viníferae comentado:
Vinho Quente Aquece a Alma e o Coração!
CurtirCurtir
Que delícia!!! Vou experimentar fazer afinal, São João está chegando e nada como reunir família e amigos para uma rodada de vinho quente, bom papo e carinho! Valeu Sabrina!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Roseli! Quando fizer me manda uma foto para eu postar no Instagram 🙂 Beijo grande
CurtirCurtido por 1 pessoa
Combinado!
CurtirCurtido por 1 pessoa