8 Dicas Para Se Tornar Especialista em Harmonização Com Vinhos Finos

Hoje em dia, há tantas opções de vinhos finos, que dá vontade de combinar todo tipo de comida com nosso amado néctar de Baco. E nada como se sentir seguro nessa hora, certo? Por isso, hoje trouxe dicas que irão ajudá-lo a se tornar expert na arte da harmonização. Algumas combinações são clássicas e fazem com que a gente tenha outras ideias. Olha só:

7138287747_6fefd52f74

1- Comida Japonesa com Vinho Branco ou Espumante: Pediu um japinha e não sabe com o que vai combinar? Na dúvida, vou logo de espumante, que é um dos exemplares mais versáteis que existem. Entre os brancos, gosto dos aromáticos, leves e de ótima acidez, como Vinho Verde Português ou Sauvignon Blanc.

2- Vinho do Porto com Chocolate: Sem dúvida, é o único tipo de vinho que casa bem com sobremesas à base de chocolate. Se for um Tawny, então, é sucesso na certa!

7192665932_234e079f24

3 – Queijo Harmoniza com Vinho da Mesma Região: Combinar queijos e vinhos pode ser um tremendo desafio para iniciantes. Na dúvida, escolha um rótulo branco. Fica mais fácil acertar. Porém, vale a máxima de juntar sempre um vinho com um queijo da mesma região. Por exemplo, eu casaria um queijo português da Serra da Estrela com um tinto do Dão, produzido na região. Ou um Brie com Sauvignon Blanc do Loire ou um tinto leve, como Beaujolais ou Pinot Noir da Borgonha.

14239467048_48efd1f2ae

4 – Tudo é Uma Questão de Gosto Pessoal: Siga seus instintos e preferências pessoais. Faça uma lista com seus vinhos favoritos. Em seguida, associe um prato culinário para cada um deles. Arrisque-se, mesmo sem ter certeza se combina de verdade. Depois disso, experimente! Se você não provar, nunca saberá do que realmente gosta.

16837465182_bc067d7a64

5 – Apure Seu Paladar Aos Poucos: Quando se trata de harmonizar vinho e comida, o ideal é ir evoluindo pouco a pouco. Comece por um rótulo branco leve antes de degustar um tinto mais encorpado. A ordem é sempre crescente no que diz respeito à intensidade do vinho. Para a sobremesa, um Vinho Doce, de colheita tardia, ou um Porto, finaliza bem a refeição, sem sobressaltos.

15667292104_4c2cffa825

6 – Evite Espumante com Sobremesa: Os franceses têm o costume de terminar a refeição com uma sobremesa acompanhada de champanhe. Se o prato principal for servido com vinho tinto, no entanto, o resultado pode ser um desastre total. A perlage do espumante é perfeita para abrir o apetite, mas para finalizar uma refeição, geralmente não dá certo, salvo algumas exceções. Uma boa dica é a de servir pratos que harmonizem bem com o espumante do início ao fim.

13335916033_23855490ff

7 – Vinho Branco Com Peixes E Vinho Tinto Com Carnes: Como eu disse lá no início, nunca se prenda a regras. É certo que exemplares brancos evoluem bastante ao lado de pratos à base de peixes e frutos do mar em geral. Com carne vermelha, não acho impossível, mas ficaria sempre com aquele sensação de que está faltando algo. Esse “algo mais” seriam os taninos, que secam as papilas e são perfeitos para um bom corte suculento. Contudo, unir peixe e vinho tinto não é nada de outro mundo, desde que seja um rótulo leve e com pouca tanicidade, como um Pinot Noir, por exemplo. Ou seja, experimente as combinações e veja o que casa melhor com o seu paladar.

8 – Atenção aos Pratos Muito Condimentados: o sabor intenso dos temperos, bem como seu perfume, tendem a dificultar a degustação de um vinho. Como companhia para um prato muito marcante, opte por um vinho de igual intensidade. Pratos à base de Curry, por exemplo, casam muito bem com um Gewürztraminer.

7545699288_35f67c2011_z

Pois bem, amigos, em se tratando de harmonização, siga seu coração! Se você acha que o vinho não combina com determinado tipo de comida, tente outro e por aí vai…Com o tempo, você adquire experiência e poderá desfrutar ao máximo da degustação. Afinal, o alimento certo potencializa o sabor da bebida e vice-versa. Gostou? Então, que tal criar as suas próprias combinações? Use essas dicas como base e vá em frente! Tim-Tim! 😉

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s