Por Quanto Tempo um Vinho Fino é Capaz de Evoluir Na Garrafa?

Após um fim de semana no friozinho da Serra, estou de volta com as dicas mais bacanas da enosfera. Quando a gente abre uma garrafa especial, muitas vezes é como se dela saísse uma espécie de encantamento. Sabe aquele vinho fino que você considera perfeito e equilibrado para o seu paladar? Que torna um momento sem nada de mais único?

Na mesma hora,  você pensa em comprar uma caixa para armazenar. Ou, então, abrir um exemplar para degustar por vários dias seguidos. Mas, quanto tempo dura a magia? Será que esse rótulo tem potencial de guarda? É do tipo que evolui e dá o melhor de si com o passar do tempo?

wine-877180_1280

Para resolver essas e outras questões, hoje propomos um truque que vai abrir seus horizontes gustativos. Vamos lá!

A EXPERIÊNCIA

Para as descobertas, você vai precisar de: uma taça, caneta, papel e uma garrafa do seu rótulo favorito. Uma vez aberta, não precisa consumir toda a garrafa.

1ª Etapa: nesse momento, um pouco menos da metade já é o suficiente. Não se esqueça de anotar suas notas de degustação: aspectos visuais, olfativos e gustativos da bebida. Em seguida, feche a garrafa com a rolha e coloque na geladeira.

2ª Etapa: No dia seguinte, despeje uma pequena amostra do vinho e, mais uma vez, anote suas impressões sobre ele. Se você está provando um vinho fino tinto, não se esqueça de aguardar que a amostra atinja a temperatura ideal de serviço (entre 16 e 18ºC), a fim de que se possa obter uma boa expressão da bebida.

Continue esse processo por mais alguns dias, até que a garrafa esteja vazia. Fácil, não é? Certamente é uma ótima maneira de aperfeiçoar suas habilidades de degustação.

8737633976_ccdae07d5e_z

A seguir, vejamos os possíveis resultados dessa deliciosa experiência:

O VINHO SE MANTEVE EXCELENTE

Se o vinho continuar a abrir e desenvolver aromas agradáveis ao longo dos vários dias de experiência, Parabéns! Você provavelmente tem uma garrafa com potencial de envelhecimento. Dá para comprar e guardar para aquela ocasião especial, ou, simplesmente, para degustar daqui a alguns anos e desfrutar de tudo o que esse rótulo ainda tem a lhe oferecer.

A regra de ouro geralmente se traduz em 2 a 3 anos de envelhecimento para cada dia que o vinho apresentar um paladar evoluído.

O VINHO NÃO SE MANTEM BOM POR MUITO TEMPO

Se o seu vinho continua se desenvolvendo bem após um dia na geladeira, mas logo depois toda a sua magia cai por terra, pense em bebê-lo o mais cedo possível. Rótulos assim devem ser guardados por no máximo 1 ou 2 anos.

26638230235_6e3f9c1cb9

IMPORTANTE ARMAZENAR CORRETAMENTE

Note que esse teste pode nos dar uma pista geral do potencial de envelhecimento de um vinho. Porém, o mais importante é armazená-lo da forma correta, ou seja, na posição horizontal, em local fresco e ao abrigo da luz. Assim, certamente o seu néctar vai sobreviver por o máximo de tempo possível, evoluindo e dando tudo de si. Afinal, dentro da garrafa há vida! O vinho não é estático e muda o tempo todo. Lindo, não é?

Referência: Vivino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s