A Arte Por Detrás de Um Grande Vinho Fino

Estou lendo um livro que conta a história do mítico Romaneé Conti, considerado o melhor  vinho fino do mundo. Trata-se de uma narrativa muito interessante, sobre a qual pretendo escrever uma resenha em breve. Assim como ele, há outros rótulos que estão entre os grandes, como o Château Lafite Rothschild e Château Mouton Rothschild. Aí, por esses dias, eu estava me perguntando… O que faz essas garrafas realmente preciosas? Como boa enófila pesquisadora, fui em busca das respostas. Vamos lá!

wine-786933_1280

Basicamente, há 4 fatores responsáveis pela produção de um grande vinho fino:

  • Uvas Excepcionais
  • Excelente Processo de Vinificação
  • Visão de Longo Prazo
  • Arte, no melhor sentido da palavra 

“Fazer um bom vinho é uma habilidade. Fazer um grande vinho fino é arte!” Robert Mondavi

UVAS E VINIFICAÇÃO

Para se elaborar um excelente prato culinário é importante saber executar e ter à mão ingredientes de extrema qualidade. Com o vinho fino é exatamente a mesma coisa.

VISÃO DE LONGO PRAZO

Volta e meia vemos o despontar de novas empresas e enólogos. Tudo isso em um mercado supercompetitivo. Mas, sabe o que os excelentes profissionais têm em comum? Eles pensam grande! A partir do momento em que o fundador de uma vinícola acredita  que é capaz de transmitir seu negócio às futuras gerações, por si só, ele já é um visionário, tanto em relação à gestão da marca, quanto na forma de produzir seu vinho fino.

red-wine-632841_640

ARTE

A Arte é subjetiva e muito difícil de ser definida cientificamente. Ao meu ver, depende da sensibilidade do autor da ação, sendo, de fato, muito particular. Enólogos, assim como artistas, seguem diferentes influências e ideologias. Tudo isso se reflete em seus vinhos. São como pintores, que transferem toda uma visão de mundo para a sua obra. Sem dúvida, para mim, é uma das profissões mais admiráveis. Portanto, já que se trata de algo pessoal, que tal tentar identificar a Arte nos próximos vinhos finos que você for degustar? Pode ser muito divertido e enriquecedor.

“Você pode fazer um vinho ruim com ótimas uvas, mas não pode fazer um grande vinho com uvas ruins.” Robert Mondavi

Quando se considera todos os processos envolvidos no crescimento das grandes uvas, existem, basicamente,  2 aspectos fundamentais:

TERROIR: é a influência da mãe natureza na viticultura. Envolve clima, solo, topografia e todos os fatores relacionados com a região produtora. Para mim, é um dos fatores mais importantes quando o que está em jogo é a criação de um grande vinho fino. É  tudo muito imprevisível, sobretudo a questão do clima e, obviamente, a causa do estresse de muitos produtores.

italy-1331284_640

SAFRA: envolve as escolhas dos profissionais que cultivam suas vinhas ao longo de 1 ano, ou seja, poda, irrigação, tratamento do solo, manejo de pragas, período de colheita, entre outros. Enfim, para se fazer um grande vinho fino, é necessário saber tomar decisões e estar seguro de suas escolhas, que podem resultar no sucesso ou no fracasso do resultado final.

wine-bottle-852426_1280

Pessoal, por essas e outras dizemos que cada garrafa possui uma história. Realmente, é a mais pura verdade! Um ano difícil ou uma colheita espetacular, as preocupações do viticultor, o desenvolvimento das uvas, o clima daquele ano…. está tudo ali, naquela bebida que acabou de ser despejada na sua taça. Depois desse artigo, duvido que você vai enxergar seu rótulo favorito com o mesmo olhar de antes.

Robert Mondavi, autor das citações desse artigo, foi um grande winemaker norte-americano, pioneiro no cultivo de vinhedos em Napa Valley, um dos terrois mais famosos do mundo. Sem dúvida, um homem que sabia fazer excelentes vinhos finos.

Referência: Wine Folly

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s