Wine Tour: Conheça o Museu Cité Du Vin, em Bordeaux

Já que falamos sobre a região francesa de Bordeaux, não poderia deixar de escrever um post sobre a recém-inaugurada  Cité Du Vin. O lugar é, ao mesmo tempo, museu, parque temático e uma impactante obra arquitetônica. Trata-se de um dos projetos mais ambiciosos do mundo do vinho, que o homenageia como patrimônio cultural, vivo e universal. 

Cité_du_Vin_Bordeaux©XTU_P.Desmazieres

O MUSEU

No museu, as 20 seções e exposições abordam a história da bebida desde os primórdios até a atualidade, uma vez que explora a grande variedade de castas de uvas que se fizeram famosas em diversos países. Nesse verdadeiro “templo de Baco”, também são ministrados cursos, seminários (em auditórios com capacidade para 250 pessoas) e degustações, além de uma loja onde é possível comprar 800 tipos de vinhos finos diferentes (200 deles franceses).

Sem falar do Restaurante Latitude 20, que conta com uma adega com mais de 14.000 garrafas de 800 exemplares de diferentes partes do mundo. Seu nome faz referência ao paralelo 20, que dispõe de vinhos elaborados em regiões do planeta nessa localização, tanto ao norte quanto ao sul. Lugares inusitados, como Madagascar, Bali, Índia, Etiópia e Tahiti.

thomas-jefferson-auditorium-630x417
Auditório com Capacidade Para 250 Pessoas

DESPERTANDO OS SENTIDOS

A ideia é que os visitantes percebam o museu em todos os sentidos. Dos mais comuns, vivenciados durante uma degustação de vinhos (paladar, visão e olfato), aos mais sutis, como o tato e a audição. Essa experiência é descrita por muitos como uma “total imersão multi-sensorial no mundo do vinho”.

cite-du-vin-museum3-TRAVEL-large

TECNOLOGIA

Não bastasse todos esses números impressionantes, a “Cidade do Vinho” ainda conta com uma instalação multimídia, que nos permite assistir a uma encenação com  personagens ilustres de diferentes épocas, como Voltaire, Churchill e Napoleão Bonaparte. Essas figuras míticas falarão sobre seus vinhos favoritos, uma vez que são conhecidos historicamente como  alguns dos mais famosos amantes do néctar dos deuses.

Além disso, por meio de telas gigantes e projeções no chão, você poderá conhecer diversas regiões vinícolas, bem como interagir num jogo de som, luzes e aromas, que nos transporta para uma espécie de “degustação” em três dimensões. Sensacional!

648x415 (1)
Espaço Multimídia

ARQUITETURA

O edifício, de linhas vanguardistas, foi projetado pelos renomados arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmaziéres (do escritório XTU) e abrange uma área de 13.350 m². A estrutura possui 8 andares e faz alusão ao vinho sendo derramado em uma taça e seus reflexos são projetados em placas de alumínio e vidro, que refletem o sol e mudam de tonalidade, do acinzentado ao amarelo, de acordo com a hora do dia e a intensidade do astro-rei.

Trata-se do prédio mais alto do centro de Bordeaux (55 metros de altura), que brinda seus visitantes com uma  vista panorâmica de tirar o fôlego! No 8º andar está localizada a Torre Le Belvèdére, enquanto no 7º há outro restaurante (o Le 7), desta vez com  vista panorâmica e temática futurista.

Mapa_ciudad_del_vino_Burdeos
Mapa da Cidade do Vinho

DIVERSÃO TAMBÉM PARA OS PEQUENOS

E os pequenos não ficam de fora! Há passeios para as crianças, com atividades tecnológicas e interativas, bem como oficinas para toda a família, onde a garotada poderá degustar diversos sucos de uvas.

O projeto custou 81 milhões de euros e são esperados cerca de 450 mil visitantes por ano. O valor do ingresso gira em torno de 20 euros por pessoas. A Cité Du Vin também abriga exposições temporárias, workshops e vários espetáculos.Por exemplo, durante o Campeonato de Futebol Europeu, os jogos são transmitidos em telões e, em seguidas, são realizadas degustações de vinhos provenientes dos países envolvidos na disputa daquele dia.

main_laciteduvin

Eu já estava deslumbrada com esse museu. Depois dessa pesquisa, fiquei com vontade de vender tudo o que tenho e ir amanhã mesmo..rs..rs.rs.. Uma verdadeira Disneylândia para os amantes dos vinhos finos.  Tenho um amigo que foi e, pelo que me contou, é tudo isso mesmo. Não decepciona em nada. Se você também já visitou a Cité Du Vin, conta para mim. Estou supercuriosa!

Boa semana e ótimos vinhos! Tim-Tim!

Referência: The Big Wine Theory, La Nación

Imagens:
es.blouinartinfo.com
www.decanter.com
http://www.20minutes.fr/
http://france3-regions.francetvinfo.fr/
http://www.telegraph.co.uk/
http://turismodevino.com/

 

4 comentários em “Wine Tour: Conheça o Museu Cité Du Vin, em Bordeaux

  1. Adoro o suco das uvas que delas se faz o vinho!!
    Tudo que vi desde A beleza externa a interna è Magnifico
    Os vinhos Franceses São famosos Agora serão muito Mais
    Parabéns a quem fez tudo pensando no futuro!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s