Gente, estou de viagem marcada para Santa Catarina, onde pretendo passar uns 10 dias degustando aqueles maravilhosos vinhos de altitude. Obviamente, minha primeira parada será em Bom Jardim da Serra, nos arredores da Serra do Rio do Rastro. Um lugar paradisíaco, cercado de cânions e araucárias. Perfeito para alguém como eu, apaixonada por frio, natureza e fermentados de todos os tipos.
ROTEIRO
Sempre digo que a viagem começa a partir do momento em que se decide o destino e o roteiro. Aliás, eu amo pesquisar sobre os lugares, anotando tudo nos mínimos detalhes (apesar de cibernética, ainda sou do tempo do caderninho e da caneta). Então, hoje trouxe para vocês uma listinha com algumas vinícolas que pretendo visitar. Vamos lá!
1 – VILLA FRANCIONI
Uma das mais famosas vinícolas catarinenses oferece visitas guiadas diariamente ao custo de R$ 40 por pessoa, valor que pode ser convertido em desconto na aquisição de produtos. O ideal é agendar a visita através do site da empresa. O catálogo conta com mais de 15 rótulos entre brancos, tintos, rosés e espumantes nas linhas Villa Francioni, Joaquim e Aparados. Aliás, me apaixonei pela Francioni desde o momento em que degustei o Joaquim pela primeira vez. É um rótulo que supercombina com meu gosto pessoal, um corte de Merlot e Cabernet Sauvignon. Ah, sim, e ainda tem um dos Rosés mais aclamados do Brasil, o preferido da cantora Madonna (a loira levou várias caixas dele em sua última estada no país). Outro destaque fica por conta da própria vinícola em si, considerada a mais bela da América Latina.
Rodovia SC 438, Km 70 – São Joaquim
Fone: (49) 3233-8200
http://www.villafrancioni.com.br/
2 – PERICÓ
Localizada no município de São Joaquim, a 1,3 mil metros acima do nível do mar, a vinícola lançou seu primeiro vinho em 2007. O vinhedo conta com uvas de pelo menos cinco variedades, entre elas Pinnot Noir e Chardonnay. Além de vinhos tintos, brancos e rosés, a casa também produz espumantes e o único Ice Wine do Brasil, um vinho de sobremesa cujas uvas são colhidas congeladas e prensadas também desta forma. Da Pericó, já degustei o Equação, um Cabernet Sauvignon sensacional!

Pericó Valley – São Joaquim
Fone: (49) 3233-1100
http://www.vinicolaperico.com.br/
3- MONTE AGUDO
A Monte Agudo não faz visitação guiada. Sua especialidade são os eventos. O Sunset da vinícola é superconcorrido. Trata-se de uma degustação dos vinhos da casa, acompanhada de uma palestra sobre o assunto. No inverno, o sol costuma se pôr às 17h e, durante o evento, os visitantes apreciam o espetáculo, cada um com sua tacinha de vinho rosé inspirado nas cores do Sunset da Monte Agudo. Como estarei com minha filha de 2 anos, optei pelo almoço, que também me foi bastante recomendado. São três refeições (entrada, prato principal e sobremesa), harmonizadas com alguns dos rótulos da vinícola. O restaurante fica no alto e possui uma bela vista panorâmica dos vinhedos. São pouco mais de 6 hectares com uma produção limitada a partir de cepas trazidas da França. Há, ainda, o famoso piquenique em meio às videiras. As fotos do site são de tirar o fôlego! Vale a pena conferir.

Rodovia SC 438 km 69 – São Joaquim
Fones: (49) 9985 1446 / 9969 9777 /30159177
https://www.monteagudo.com.br
4 – VILLAGIO BASSETTI
Essa é outra vinícola que tem sido muito prestigiada no terroir de altitude. As visitas ocorrem de terça a sábado , das 9h às 12h e das 13h às 17h00. O valor do ingresso (R$40 por pessoa) é revertido em desconto na compra de vinhos. O agendamento pode ser feito por e-mail, telefone ou no site da empresa, que tem entre seus rótulos o premiado Sauvignon Blanc Donna Enny. Os vinhedos da Villaggio Bassetti estão localizados em altitudes que variam de 1.267 e 1.319 metros sobre o nível do mar.
Rodovia SC 114, km 64, São Joaquim
Fone: (49) 9182-8862
E-mail: atendimento@villagiobassetti.com.br
http://www.villaggiobassetti.com.br/
5 – QUINTA DA NEVE
A Quinta da Neve foi a primeira empresa a investir e apostar na produção de vinhos finos de altitude em São Joaquim. Seu Pinot Noir é considerado um dos melhores do Brasil, com diversos prêmios.
Rod.SJM 270/km15, Distrito Lomba Seca, São Joaquim
Fones: (47) 3326-0111 e (49) 3233-1123,
Atualizando… No finalzinho de julho estive na Serra Catarinense. Não consegui cumprir todo esse roteiro, pois estava com minha pequena de 2 aninhos, então, já viram…Mas fui a muitos lugares lindos e me encantei pela Vinícola Villa Francioni. Essa eu não poderia mesmo ter deixado de fora, pois além de belíssima, ainda conta com alguns dos melhores rótulos do país no portfólio.
E, já que hoje é dia de Globo Repórter cujo tema é o nosso maravilhoso terroir brasileiro, fica a dica para vocês se inspirarem.
Boa sexta e ótimos vinhos! Tim-Tim!
Bom dia Sabrina.
Adorei o seu roteiro para Santa Catarina.
Você chegará em Florianópolis e pegará um carro até as vinicolas?
Onde você vai se hospedar?
Tenho interesse em conhecer aquela região também.
Você poderia me ajudar com essas informações.
Boa viagem.
Beatriz.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Beatriz, que bom que gostou! Então, vamos descer em Navegantes e alugaremos um carro para ir às Vinícolas. Ficaremos hospedados na Pousada Fazenda Santa Rita, em Bom Jardim da Serra, uma localidade a 40 quilômetros de São Joaquim, mais próxima dos cânions e cachoeiras.
Qualquer dúvida, pode me enviar um e-mail, sabrinatrezze@gmail.com
Será um prazer ajudá-la! Abraços, Sabrina
CurtirCurtir
Sabrina, fiz um roteiro tambem de carro por Santa Catarina. Visitei outras vinicolas em Tangará, Videira, Treze Tilias. Na proxima farei seu roteiro. Antonio
CurtirCurtir
Muito bacana, Antônio. Vou anotar o seu roteiro para eu fazer também. Cheers!
CurtirCurtir
Obrigada, ano passado fizemos O Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves com os três filhos, sendo uma de colo.
CurtirCurtir
Muito bacana! Esse ano quero ir ao Vale dos Vinhedos e pretendo levar a minha pequena. Eles adoram! =)
CurtirCurtir
Gostei muito de tuas dicas.
Obrigada
CurtirCurtir
Prezada Sabrina: Estive este fim de semana em esta região. Fui visitar a Vila Francioni.
Mas as vinícolas Quinta da Neve e Pericó não visita! Ainda mais, nem pode-se fazer compras nas vinícolas. Liguei para a quinta da neve pára me informar sobre as visitas e me indicaram não existe a opção e não está nos planos de eles, também não tem venda no local.
Com a Pericó a comunicação foi por e-mail. Amavelmente indicaram que estão planejando visitação e venda no local. As duas indicaram a “Casa do Vinho” em São Joaquim para comprar seus produtos.
A visita na Vila Francioni e muito interessante e é uma pena que não inclui ver de perto as parreiras. Mas vale a pena ir. Não deu tempo de fazer a visitação da Villagio Bassetti, más a atenção no local de venda na vinícola e excelente.
CurtirCurtir
Oi Sabrina ,
Gostei do seu poster , estou pretendendo ir esse ano em agosto e vou seguir seu roteiro rsrsrs .
E estava pensando em ir para Floripa e alugar uma carro para irmos a São Joaquim , nem me veio a cabeça que Navegantes poderia ser mais perto.
Agradeço as dicas e os comentarios.
CurtirCurtir
Denise, fico feliz em poder ajuda-la! Aproveite bastante e depois volta aqui para contar como foi a viagem. Beijoss
CurtirCurtir
Olá!!
Na região possuem passeios que visitam várias vinícolas por dia, tipo os ônibus no NAPA e o BUSVITIVINICOLA em Mendoza?
CurtirCurtir
[…] para provar na região são: Monte Agudo, Pericó, Quinta da Neve e Villaggio Bassetti. Acesse o blog Vila Vinífera para ler sobre […]
CurtirCurtir