Ultimamente, tenho divulgado não só os rótulos dos vinhos que tenho degustado, mas também os contra-rótulos. Me deparo com alguns muito interessantes e outros nem tanto. Mas, aí, você deve estar se perguntando…
“Por que falar do contra-rótulo? “
Confesso que se trata de algo que sempre me chamou a atenção antes de comprar minhas garrafas. Gosto dos exemplares que indicam não apenas os aspectos visuais e olfativos, mas também os que apontam sugestões de pratos para harmonizar, notas sobre o produtor e, se possível, uma historinha sobre a origem do nome do vinho ou algum outro texto que me surpreenda. Não curto contra-rótulos com muitos termos técnicos. Apesar de entender um pouquinho de vinhos, admiro a descomplicação e a simplicidade. Afinal, as empresas não conhecem o perfil de seus consumidores tão a fundo, não é mesmo?


WINE INTELLIGENCE
Para confirmar ainda mais tudo o que disse aí em cima, a consultoria Wine Intelligence realizou uma pesquisa com consumidores brasileiros de vinhos finos e constatou que o contra-rótulo é o segundo atributo mais importante na definição da escolha do produto, à frente de país de origem e marca. O primeiro atributo é a recomendação de amigos.
VINÍCOLAS, EXPLOREM MELHOR SEUS CONTRA-RÓTULOS!
Além disso, acredito que quanto mais informações carrega um contra-rótulo, mais temos a impressão de estar “bebendo história”. Ficaria muito feliz se visse um produtor que contasse um pouco sobre o ano da safra, suas conquistas, adversidades e o quanto tudo isso se transformou naquela bebida cheia de personalidade que estarei prestes a degustar. Porém, me deparo com muitos contra-rótulos pobres, que quando muito indicam a vinícola, o importador e só. Muitas empresas ainda não aprenderam a explorar o contra-rótulo de maneira que agregue ainda mais valor ao seu produto. Há muitos bons vinhos no mercado e certamente isso seria um diferencial e tanto.


Então, amigos enófilos, preparem-se, pois pretendo postar muitos rótulos e contra-rótulos. Juntos, ambos formam o par perfeito (ou não), o cartão de visitas do vinho. Espero ter muitas gratas surpresas. Vem comigo!