Harmonização entre Vinho e Comida Mexicana

Sempre digo que vinhos costumam combinar com praticamente tudo! Afinal, até agora minhas experiências têm dado certo. Porém, em alguns casos é preciso estar atento. Por exemplo, os pratos da culinária mexicana devem ser vistos com atenção, já que possuem sabores intensos, muitas vezes, picantes e condimentados.

tacos-1152345_640

Mesmo assim, adoro tacos, burritos, fajitas, nachos, quesadillas e afins. Há algum tempo, tenho acompanhado uma popularização de restaurantes mexicanos aqui no Rio. Na minha cidade, em especial, há mais ou menos uns 10 anos só existia um restaurante com esse tipo de comida. Atualmente, conto uns 5 com facilidade. Acredito que seja em virtude da demanda por novidades, que fujam um pouco do padrão italiano-asiático-contemporâneo.

Mas, enfim, hoje o nosso desafio é combinar os pratos do México com vinhos. Então, vamos lá!

COMO AMENIZAR O CHILLI

Antes de tudo, a comida mexicana costuma ser bem picante e muitas vezes vir carregada de chilli (pimenta vermelha). É tradicional dos pratos e percebo que, nos restaurantes, mesmo quando a gente pede para diminuírem a pimenta, geralmente não adianta muito..rs.rs.rs..Ou seja, a sensação de calor proporcionada pelo alimento é algo quase que inevitável. Por isso, é preciso buscar uma refrescância à esse ataque na língua. Nesse caso, os brancos leves, frescos e frutados são imbatíveis! 

snack-601572_640

SUGESTÕES DE VINHOS 

Logo de cara, sugiro exemplares como Riesling Seco, Gewürztraminer, Pinot Grigio e até mesmo um Sauvignon Blanc bem aromático.

Em seguida, ouse um pouquinho mais e invista num rótulo tinto, de médio corpo e não muito tânico. Pode ser um Carmenére, Pinot Noir (Leve), Merlot, Malbec ou Zinfandel. Vi alguns especialistas sugerindo Syrah, mas quase sempre seus exemplares trazem um toque apimentado que, na minha opinião, duelaria um pouco com o chilli, se é que vocês me entendem….

Destaco aqui a importância de se evitar exemplares muito encorpados e de taninos muito acentuados, visto que podem aumentar a sensação de calor e “brigar” com o sabor intenso dos pratos. Em se tratando de comida mexicana, menos sempre é mais!

tortilla-1353091_640

Já me deu vontade de testar todas essas combinações no restaurante mais próximo. Vocês acreditam que muitos mexicanos nem ao menos possuem carta de vinhos? Sugiro que revejam seus conceitos.

Bons vinhos! Tim-Tim!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s