Harmonização entre Vinho Fino e Chocolate

Quando se trata de friozinho, um chocolate é super bem-vindo! Afinal, quem resiste a um bom brigadeiro de colher, assistindo aquele filme, no aconchego do lar? Ah, acompanhado de uma bela taça de vinho, claro! Mas, será que esses dois combinam? Podem ser degustados juntos? 

16739238947_1c8f7751f1

Por muito tempo, o chocolate foi considerado um inimigo do vinho. “Impossível de harmonizar”, diziam chefs e sommelliers. Por sorte, hoje em dia eles já se convenceram do contrário.

O CHOCOLATE

Tanto o Vinho Tinto quanto o Chocolate contém uma grande porcentagem de tanino, deixando a boca seca e adstringente. Por isso, devemos sempre buscar um equilíbrio entre os dois. Para uma harmonização perfeita, é importante levar em conta três aspectos que fazem parte da composição do chocolate:

>  CACAU: é o que dá sabor e aroma ao chocolate. Quanto maior for a porcentagem de cacau, mais meio-amargo e  escuro ele será, assim como maior será a intensidade do seu sabor.

> MANTEIGA DE CACAU: é a parte gordurosa do chocolate. Quanto maior for a quantidade de manteiga, mais gorduroso e cremoso será o alimento. Sabemos que a gordura cria uma película nas papilas gustativas, o que pode dificultar a apreciação de outros sabores. 

> AÇÚCAR: quanto mais açúcar, obviamente, mais doce será o chocolate.

A HARMONIZAÇÃO PERFEITA ENTRE VINHO E CHOCOLATE

Para obter uma bela combinação entre vinho e chocolate, deve-se levar em conta a intensidade de ambos os exemplares, pois se quisermos harmonizar um vinho poderoso com um chocolate de sabor delicado, o último fatalmente passará despercebido, haja vista que o sabor do vinho prevalecerá. 

11799077894_0b6292c8e5

Devemos levar em conta que tanto o vinho quanto o chocolate são possíveis de serem degustados juntos e que ambos possuem características de aroma e sabor específicas, que podem ou não combinar entre si. Logo, para criar uma harmonização perfeita entre os dois, devemos nos atentar aos seguintes aspectos:

>  Vinho e chocolate podem demonstrar aromas de frutas, torrefação e especiarias, que podem ser encontrados tanto numa análise olfativa quanto gustativa, podendo ser utilizados como forma de harmonização ou contraste. 

> Ambos contém acidez, sendo que em alguns casos a do vinho será maior que a do chocolate. Porém, é importante levar ambas em consideração. Sendo assim, se o vinho que se pretende harmonizar possui uma acidez alta, deve-se optar por um chocolate que possa equilibrar ou contrastar perfeitamente com ela.

COMBINANDO NA PRÁTICA

Vinhos tintos finos de mesa são geralmente secos, sem açúcar ou doçura em sua composição. Além disso, costumam ser bastante frutados, o que faz com que os percebamos, em muitos casos, ligeiramente adocicados. Há ainda, Vinhos de Sobremesa (colheita tardia, botritizados…) e os Vinhos do Porto, que por seu grau de doçura, podem combinar perfeitamente bem com o chocolate.

11805977145_65099d2bcd

Portanto, o segredo é dosar a doçura do chocolate com a do vinho, equilibrando-os. Um exemplar meio-amargo, um 70% cacau, por exemplo, pede uma bebida de igual ou maior doçura, a fim de não ressaltar seu amargor. Por isso, adoro a parceria com Vinho do Porto, tanto tawny quanto o ruby.

OUTRAS COMBINAÇÕES QUE VÃO BEM COM CHOCOLATE

ESPUMANTE: por ser um tanto quanto neutro, destaca o frutado e o frescor do vinho, ao mesmo tempo em que potencializa a suavidade e os sabores do chocolate.

VINHOS FINOS DOCES: sua elevada doçura e notas de frutas maduras formam um casamento feliz com o chocolate.

PEDRO XIMENES: é um vinho de Jerez que, por si só, já apresenta uma boa “cremosidade”. Faz uma excelente combinação com chocolate branco ou amargo.

PORTO DOCE OU MEIO-DOCE: por conter notas de frutas secas, nozes, caramelo e especiarias, esses exemplares fariam bonito ao lado de chocolates com alta porcentagem de cacau.

15284867105_8418d95cf6

Aqui em casa, só eu costumo consumir Vinho do Porto. Por isso, quando penso em harmonizá-lo com alguma sobremesa, prefiro adquirir aquelas garrafinhas de 50ml. Acho o custo-benefício melhor do que o de ter uma garrafa de 750ml que não será consumida com frequência, correndo o risco de estragar mais rápido.

Espero que tenham gostado e que tentem essas combinações ou pelo menos algumas delas em casa. Afinal, se chocolate sozinho já é bom, imagine com vinho? Eu, particularmente, adoro!

Até a próxima! Bons vinhos! Tim-Tim!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s