Portugal Está Em Alta com Vinhos, Culinária e Viagens

Ontem os olhares de todo o mundo se voltaram para Portugal! E não é só no futebol que a terra de Camões têm se destacado. Nos últimos anos, o país tem sido o preferido dos brasileiros para viajar. Afinal, são lugares paradisíacos, alguns considerados patrimônio mundial pela Unesco, entre eles a icônica Torre de Belém, os Vinhedos do Douro e os Centros Históricos de Évora e do Porto (precisaria de mais umas 30 linhas para listar todos eles).

lisbon-1450809_640
Lisboa: acima, Pôr-do-Sol e Castelo de São Jorge

Sem falar que Portugal é um dos países mais baratos para se conhecer na Europa. Custo-benefício total, com direito a passeios e prazeres da boa mesa. Por tudo isso, hoje decidi dar algumas dicas de culinária harmonizada com vinhos e lugares inesquecíveis.

HARMONIZAÇÃO COM VINHOS

Os pratos da culinária portuguesa foram feitos para serem degustados com vinhos. Se forem da terrinha, então, melhor ainda! Confira alguns pratos tradicionais e seus respectivos parceiros.

BOLINHOS DE BACALHAU: uma entrada tradicional, que harmoniza perfeitamente com  Vinho Verde (Região do Minho).

bolinhos de bacalhau

BACALHAU A LAGAREIRO: para essa receita (minha favorita!)sugiro um Alvarinho ou Branco do Tejo. 

cod-815458_640 (1)

LEITÃO À BAIRRADA: é tradicional harmonizá-lo com um Tinto da Bairrada, mas um Tinto do Douro também super combinaria nesse caso. 

leitão_G1
Imagem: G1

PASTEL DE NATA:  A sobremesa faz um casamento interessante com Vinho do Porto (Rubi ou Tawny) ou Madeira (vinho fortificado, originário da Ilha da Madeira).  

320px-MargaretCafe_PasteisDeNata

CATAPLANA DE FRUTOS DO MAR: aqui, um Branco do Alentejo, de preferência com passagem por carvalho, harmonizaria lindamente. 

cataplana_marisco
Imagem: tasteit.pt

CABRITO ASSADO: esse prato harmonizaria com um Tinto do Dão, produzido com a uva Alfrocheiro, ou, ainda, com um Tinto encorpado da região do Douro.

roast-581759_960_720

LUGARES INESQUECÍVEIS

Portugal é repleto de belezas que não se restringem às regiões vinícolas. Em Lisboa, me encantei pelo Castelo de São Jorge, imponente como uma Fortaleza que guarda a cidade. Sem falar em lugares para passear a pé (Chiado, Alfama, Largo do Paço), apreciar a arquitetura e vez ou outra sentar em um café para degustar um bom vinho ou doce típico. Ah, e tem a Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Monumento aos Descobrimentos, o elétrico 28… permita-se desvendar essas e outras surpresas a bordo de um Tuk-Tuk. Que tal?

torre-1139975_640
Torre de Belém – Lisboa

No Porto, não deixe de experimentar a Francesinha (prato típico do local).  Para acompanhar, um Porto Tônico, wine-drink que virou mania entre a garotada lusitana (trata-se de um mix de vinho do porto branco seco, água tônica e suco de limão siciliano). Visite as Caves de Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, e contemple toda aquela paisagem do Rio Douro do alto de um teleférico. 

portugal-1350646_640
Porto 

Agora, no sul, me encantei com as Praias do Algarve, sobretudo as de Lagos, onde nos instalamos. Sagres, Cabo de São Vicente… Sem dúvida, lugares especiais, guardados na memória e que pretendo revisitar em breve. Aliás, foi no Algarve que me apaixonei pelo Mateus Rosé geladinho. Na beira da praia, sentindo aquela brisa, degustando anéis de lula… Ah, a terrinha! Ainda iremos ouvir muito falar de ti! 

rock-208433_640
Bela Praia no Algarve

Todo esse texto me inspirou a criar uma série sobre as regiões vinícolas portuguesas, hein? São tantos lugares lindos, repletos de belezas naturais que, obviamente, não caberiam em apenas um post. Listei os meus favoritos e que tive oportunidade de conhecer. Porém, as possibilidades são infinitas… Fiquem ligados!

Boa semana! Bons Vinhos! Tim-Tim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s