Como se não bastasse tantos benefícios, agora descobrimos que a bebida mais saudável do planeta também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, o consumo de 1 taça de vinho tinto por dia ajuda o corpo a combater infecções e aumenta a eficácia de vacinas.
O estudo, publicado na revista “Vaccine”, pode ajudar os cientistas a aumentar a capacidade de grupos vulneráveis, como idosos, para responder à vacinas e infecções. “ Já sabíamos que pessoas que tomam um copo de vinho por dia apresentam melhora na saúde e principalmente na função cardiovascular. Agora nós podemos adicionar o sistema imune à essa lista.”, disse Ilhem Messaoudi, professora de ciências biomédicas da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia.
COMBATE À OBESIDADE
De acordo com um outro estudo, da Universidade do Texas, o resveratrol pode, ainda, ajudar a reverter os sintomas da obesidade no sistema imunológico. O professor Christopher Jolly, responsável pela pesquisa, é associado ao Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade do Texas. Ele explica que “em estudos pré-clínicos, o resveratrol tem se mostrado ser benéfico em retardar o processo de envelhecimento e inibir alguns dos efeitos deletérios associados à obesidade”.
Ou seja, mais uma vez a ciência comprova que o consumo moderado de vinho tinto faz um enorme bem para a saúde. Fiquem ligados, pois, em breve divulgaremos outros benefícios da nossa bebida favorita.
Boa terça! Bons vinhos! Tim-Tim!
Referências: Jornal O Globo, Sobre Vinho