5 Hipóteses Sobre o Fundo da Garrafa de Vinho

Certo dia, enquanto comprava um vinho, me atentei para a cavidade no fundo da garrafa. Era tão fora do padrão que chamou minha atenção, fazendo com que me perguntasse sobre o porquê daquilo. Ou seja, detalhes que apenas enófilos e profissionais do ramo percebem. Me achei meio exagerada, até me deparar com diversas matérias sobre o assunto, inclusive com respostas bem interessantes. Vejamos algumas delas.

bottles-1252792_640

  1. FACILITA O SERVIÇO DO VINHO: quando se apoia o dedo na cavidade, se obtém um melhor controle durante o serviço do vinho, sem falar que reduz o contato da mão com a garrafa, conservando, assim, sua temperatura.
  2. AJUDA A RECOLHER OS SEDIMENTOS: o formato côncavo permite que se recolha os depósitos do vinho, como, por exemplo, as borras das uvas. Isso impede que esses sedimentos se misturem à bebida no momento em que esta é servida.
  3. AJUDA A GELAR A GARRAFA MAIS RÁPIDO: o formato do fundo da garrafa é capaz de aumentar sua superfície, permitindo que uma maior quantidade de gelo entre em contato com a bebida, o que facilita muito na hora de gelar a mesma. wine-52183_640
  4. PARA DAR DESTAQUE ÀS GARRAFAS: a reentrância do fundo transmite a sensação de maior qualidade, ao mesmo tempo que destaca as garrafas, visto que, por terem os mesmos 750ml, elas acabam ficando mais altas quando possuem esse repuxo.
  5. DEIXAM AS GARRAFAS DE ESPUMANTES MAIS RESISTENTES À ALTA PRESSÃO: trata-se de uma teoria com vários seguidores, já que, tecnicamente falando, a reentrância realmente resolveria a questão da pressão interna nas garrafas no momento da colocação das rolhas. Porém, isso não explicaria o porquê desta concavidade também estar presente nas garrafas de vinho tinto, por exemplo.

Enfim, amigos, se alguém souber outras hipóteses, por favor, entre em contato que divulgarei com certeza. Afinal, só mesmo nós, apaixonados por vinhos, para ficar divagando sobre esse tipo de coisa.

Até a próxima! Bons Vinhos! Tim-Tim!

 

 

 

Anúncios

3 comentários em “5 Hipóteses Sobre o Fundo da Garrafa de Vinho

  1. Em uma degustação na Vinícola Miolo, ouvi de um somelier ,que esta reentrância no fundo da garrafa serve para aumentar a resistência das garrafas empilhadas nas caves, umas sobre as outras durante o processo de envelhecimento. Este é o motivo que vinhos tintos jovens e principalmente os vinhos brancos não tem esta cavidade (reentrância) no fundo!!!!
    Ademir

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s