Ontem foi a última aula do curso “Como Receber Com Queijos e Vinhos”, ministrado pelo consultor Célio Alzer, na ABS-RJ. Desta vez, recebemos dicas preciosas para organizar um evento de sucesso. Me empolguei tanto que já penso em adotar o tema numa próxima comemoração ou recepção com amigos.
É prático e dispensa logísticas mirabolantes. Basta montar uma bela mesa e deixar que seus convidados se sirvam.

Um fato é que, nos últimos anos, os famosos “Queijos e Vinhos” não andavam tão em alta. Porém, com a promessa de um inverno mais frio que o usual, houve o aumento da procura por eventos desse tipo. Eu adoro! Afinal, são dois produtos da terra e que nos permite vivenciar uma série de sensações. E óbvio que, como boa jornalista, anotei todas as dicas.

QUEIJOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA MESA
- Queijo de Cabra Fresco ou meia-cura
- Brie
- Camembert
- Emmental
- Gouda
- Gorgonzola (feito com leite de vaca)
- Roquefort (elaborado com leite de ovelha, costuma ser mais salgado que o Gorgonzola)
- Grana Padano



QUEIJOS A SEREM EVITADOS
- Queijo Prato, Minas Frescal, Estepe, entre outros consumidos no dia-a-dia. Afinal, a ideia é justamente a de degustar exemplares diferentes do usual
- Queijos muito apimentados
- Provolone, visto que devido ao seu caráter defumado, se torna difícil para harmonizar com vinhos finos
- Evite incluir frios e embutidos, visto que os mesmos não são da mesma família dos queijos e podem prejudicar a apreciação dos protagonistas do evento.


PÃEZINHOS PARA ACOMPANHAR
- Pão de Campanha
- Torradinhas
- Pães adocicados (nozes, passas etc. – acompanham muito bem os queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort, assim como os vinhos de sobremesa)
As Frutas nos ajudam a limpar a boca antes de partir para a próxima degustação. O ideal são frutas úmidas, como pêra d’água, maçã, pêssego e melão maduro. Evite frutas ácidas (morango, kiwi, abacaxi) e Uvas.
O SERVIÇO DOS QUEIJOS
- Os queijos de massa mole e de meia-cura devem ser retirados do refrigerador de 30 a 45 minutos antes do serviço, já os de massa dura, no mínimo 2 horas antes.
- Apresentação: devem ser colocados na mesa sem as embalagens, de preferência sobre tábuas de madeira. Os queijos de casca grossa devem ser apresentados em fatias com casca, ao lado da forma original. A casca tem a função de proteger a massa contra o ressecamento.
- Evite a apresentação de queijos cortados em cubinhos (quanto mais se corta, mais a apreciação fica prejudicada).
- Queijos pequenos devem ser apresentados em suas formas completas, apenas com a insinuação do corte – isto é, o anfitrião faz o primeiro corte e deixa a fatia junto do original.
- As facas ficam junto aos queijos, sendo que cada exemplar deve ter a sua própria faca.


VINHOS IDEAIS
- Sauvignon Blanc (único exemplar capaz de sustentar o Queijo de Cabra)
- Chardonnay (com discreta presença de madeira)
- Tintos Ligeiros (Leves): Merlot, Pinot Noir, Sangiovese e Valpolicella
- Vinhos Doces: Porto, Colheita Tardia, Moscatel, Botritizados
Os vinhos devem ficar em mesa separada dos queijos, com as taças ao lado. Copos para água podem estar no mesmo local.
O ideal é meia garrafa de vinho e cerca de 200g de queijo por pessoa. Fizemos o teste, e realmente dá certinho. Todos ficamos satisfeitos.
COMO A FESTA TERMINA?
O ideal é que o evento seja selecionado. Queijos e Vinhos em ambientes muito amplos, com grande número de convidados, é desorganização na certa. O ideal é que a celebração tenha hora exata de início e término. Para finalizar, um pratinho de sopa ou massa é super simpático! Além de fechar com chave de ouro, sinaliza que o evento está terminando.
Espero que tenham curtido e que levem esta experiência para a casa de vocês. Afinal, nada como reunir os amigos em torno de queijos e vinhos. É verdade que nem sempre essas duas iguarias harmonizam. Porém, como sempre digo, é provando que se descobre as melhores combinações.
Bons Vinhos! Bons Queijos! Tim-Tim!