Como Montar Uma Recepção Com Queijos e Vinhos

Ontem foi a última aula do curso “Como Receber Com Queijos e Vinhos”, ministrado pelo consultor Célio Alzer, na ABS-RJ. Desta vez, recebemos dicas preciosas para organizar um evento de sucesso. Me empolguei tanto que já penso em adotar o tema numa próxima comemoração ou recepção com amigos.

É prático e dispensa logísticas mirabolantes. Basta montar uma bela mesa e deixar que seus convidados se sirvam. 

queijos_2_aula
Esses são os queijos servidos no final da aula. Da esquerda para a direita: queijo de cabra Meia-Cura, Brie, Camembert, Emmental e Gorgonzola.

Um fato é que, nos últimos anos, os famosos “Queijos e Vinhos” não andavam tão em alta. Porém, com a promessa de um inverno mais frio que o usual, houve o aumento da procura por eventos desse tipo. Eu adoro! Afinal, são dois produtos da terra e que nos permite vivenciar uma série de sensações. E óbvio que, como boa jornalista, anotei todas as dicas.

vinhos_2_aula
Vinhos (da esquerda para a direita): Sauvignon Blanc Casa Valduga Raízes (já estava no fim..rs), Pinot Noir Aurora Pinto Bandeira e Château Ramon, um botritizado francês de Monbazillac, nos arredores de Bordeaux.

QUEIJOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA MESA

  • Queijo de Cabra Fresco ou meia-cura
  • Brie
  • Camembert
  • Emmental
  • Gouda
  • Gorgonzola (feito com leite de vaca)
  • Roquefort (elaborado com leite de  ovelha, costuma ser mais salgado que o Gorgonzola)
  • Grana Padano
terroir_raízes
Com o queijo de cabra meia-cura foi servido o Casa Valduga Terroir Raízes Sauvignon Blanc 2016: límpido, com reflexos esverdeados, que caracterizam sua juventude. Leve, frutado e aromático. Escolha perfeita! 
contra-rótulo_raízes
Contra rótulo 4 estrelas: indica região de produção (Campanha Gaúcha), contando uma história sobre ela. Expressa, ainda, que ele é elaborado com uvas de vinhedos próprios, limitada a 2kg/planta, sendo que possui nuances de arruda e ervas finas, além de ser equilibrado ao paladar.  Senti falta de dicas de alimentos possíveis de harmonizar com o vinho.
contra_rótulo_raizes_2
Veja o texto do contra-rótulo sobre a região da Campanha Gaúcha, de forma mais legível que na primeira foto.

QUEIJOS A SEREM EVITADOS

  • Queijo Prato, Minas Frescal, Estepe, entre outros consumidos no dia-a-dia. Afinal, a ideia é justamente a de degustar exemplares diferentes do usual
  • Queijos muito apimentados
  • Provolone, visto que devido ao seu caráter defumado, se torna difícil para  harmonizar com vinhos finos
  • Evite incluir frios e embutidos, visto que os mesmos não são da mesma família dos queijos e podem prejudicar a apreciação dos protagonistas do evento.
rótulo_pinot_noir_pintobandeira
Este foi o coringa da aula. Harmonizou bem com o Brie, Camembert e Emmental. Aroma de café, caramelo, e torrefação bem acentuados, mas de sabor muito agradável. Adorei!
pinot_contra_rótulo
Contra-rótulo 4 estrelas e meia. Fala sobre a região de produção, notas aromáticas e gustativas, além de sugestões de harmonização. Senti falta de indicação de temperatura de serviço, apenas. 

PÃEZINHOS PARA ACOMPANHAR

  • Pão de Campanha
  • Torradinhas
  • Pães adocicados (nozes, passas etc. – acompanham muito bem os queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort, assim como os vinhos de sobremesa)

As Frutas nos ajudam a limpar a boca antes de partir para a próxima degustação. O ideal são frutas úmidas, como pêra d’água, maçã, pêssego e melão maduro. Evite frutas ácidas (morango, kiwi, abacaxi) e Uvas.

O SERVIÇO DOS QUEIJOS

  • Os queijos de massa mole e de meia-cura devem ser retirados do refrigerador de 30 a 45 minutos antes do serviço, já os de massa dura, no mínimo 2 horas antes. 
  • Apresentação: devem ser colocados na mesa sem as embalagens, de preferência sobre tábuas de madeira. Os queijos de casca grossa devem ser apresentados em fatias com casca, ao lado da forma original. A casca tem a função de proteger a massa contra o ressecamento. 
  • Evite a apresentação de queijos cortados em cubinhos (quanto mais se corta, mais a apreciação fica prejudicada).
  • Queijos pequenos devem ser apresentados em suas formas completas, apenas com a insinuação do corte – isto é, o anfitrião faz o primeiro corte e deixa a fatia junto do original.
  • As facas ficam junto aos queijos, sendo que cada exemplar deve ter a sua própria faca. 
ramon_rotulo
Esse foi o vinho de sobremesa, que combina perfeitamente com os queijos azuis (roquefort, gorgonzola). É de Monbazillac, uma região próxima e bem menos famosa que Sauternes. Disponível na Importadora Decanter. 
contra_ramon
Contra-Rótulo 4 estrelas. Ótimo, não fosse pelo fato de estar todo em francês e não ter sido traduzido pela importadora. Fala da região e que se trata de um corte de sémillon, Sauvignon e Muscadelle. Indica notas aromáticas, harmonização com alimentos e temperatura de serviço. 

VINHOS IDEAIS

  • Sauvignon Blanc (único exemplar capaz de sustentar o Queijo de Cabra)
  • Chardonnay (com discreta presença de madeira)
  • Tintos Ligeiros (Leves): Merlot, Pinot Noir, Sangiovese e Valpolicella
  • Vinhos Doces: Porto, Colheita Tardia, Moscatel, Botritizados

Os vinhos devem ficar em mesa separada dos queijos, com as taças ao lado. Copos para água podem estar no mesmo local.

O ideal é meia garrafa de vinho e cerca de 200g de queijo por pessoa. Fizemos o teste,  e realmente dá certinho. Todos ficamos satisfeitos. 

COMO A FESTA TERMINA?

O ideal é que o evento seja selecionado. Queijos e Vinhos em ambientes muito amplos, com grande número de convidados, é desorganização na certa. O ideal é que a celebração tenha hora exata de início e término. Para finalizar, um pratinho de sopa ou massa é super simpático! Além de fechar com chave de ouro, sinaliza que o evento está terminando.

soup-shelf-462779_640

Espero que tenham curtido e que levem esta experiência para a casa de vocês. Afinal, nada como reunir os amigos em torno de queijos e vinhos. É verdade que nem sempre essas duas iguarias harmonizam. Porém, como sempre digo, é provando que se descobre as melhores combinações.

Bons Vinhos! Bons Queijos! Tim-Tim!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s