Degustação às Cegas com os Amigos é Diversão na Certa!

Organizar uma degustação às cegas e bem informal com os amigos pode ser muito divertido, tanto para iniciantes quanto para iniciados no mundo dos vinhos. Agora, é possível que você esteja aí se perguntando, “Mas, o que é uma degustação às cegas?”

degustação às cegas

JULGAMENTO DE PARIS: A DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS MAIS FAMOSA DA HISTÓRIA 

Da mesma forma que não se deve julgar um livro pela capa, também não se deve julgar um vinho pelo rótulo. Ou seja, durante a análise, todas as garrafas são embrulhadas em papel alumínio, a fim de que nenhum dos participantes saiba qual vinho está provando. Ao longo da história, isso já rendeu relatos interessantes, como o caso do famoso Julgamento de Paris (1976), quando grandes vinhos franceses foram confrontados com exemplares californianos, sendo que estes últimos levaram a melhor!

dalpizzol1
Imagem: Vinhos Dal Pizzol 

Segundo Steven Spurrier, organizador do evento, era visível a confusão na cabeça dos juízes, que volta e meia se enganavam com os vinhos. Bebiam rótulos americanos jurando se tratar de franceses e vice e versa.

ORGANIZANDO UMA DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS EM CASA 

A brincadeira começa quando um de seus amigos é eleito para comprar os vinhos que farão parte da festa. Ele deve manter sigilo absoluto e, certamente, não participará da avaliação. Assim como Spurrier, esse amigo será uma espécie de organizador da degustação e ficará encarregado de levar os vinhos, devidamente camuflados, para o evento.

blind-wine-tasting-party-4-blind-wines

Escolham cerca de 4 rótulos para serem degustados. A partir daí, os participantes terão de pontuar (de 0 a 10, por exemplo) ou até mesmo tentar adivinhar pelo visual, olfato e paladar qual é o vinho. Nessa hora, não é raro sermos surpreendidos, pontuando os vinhos mais caros com notas baixas e os mais baratos com notas altas. Acredite, esse tipo de situação pode resultar em muitas risadas, sobretudo quando os rótulos são revelados pelo amigo-organizador.

EM GRUPOS DE DEGUSTAÇÃO MAIS DIDÁTICOS 

Pois é, quando escrevi a primeira versão dessa postagem, há uns 2 meses, ainda não tinha iniciado minha experiência em um dos grupos de degustação da ABS-RJ. Sim, é muito legal compartilhar esse momento sensorial com outras pessoas tão apaixonadas por vinho quanto você.

O grupo é super animado! Somos em 8 pessoas, sendo que a maior parte delas se encontra há mais de 10 anos para degustar a bebida (eu fui uma das felizardas a entrar no grupo após abrirem algumas poucas vagas). No geral, cada um leva uma comidinha para acompanhar, apesar do professor não gostar muito (pode atrapalhar na avaliação do vinho). Geralmente ele prefere alimentos mais neutros, como pão ou biscoitos mais lights.

A cada encontro temos 3 vinhos conhecidos e 1 surpresa, levado por um dos participantes, a fim de que os outros degustem “às cegas”, sem saber nome, preço, safra, nada. Na quarta-feira passada, 28/09, o tema foi “Vinhos Portugueses” e eu fui a responsável por levar o rótulo surpresa.

Fiquei muito feliz, pois meu “Rapariga da Quinta Select” (um tinto do Alentejo, mistura de Aragonez, Syrah e Touriga Nacional) foi eleito o segundo tinto da noite, sendo que custou bem mais barato que os exemplares anteriores, que também eram ótimos. É muito legal ver as pessoas curtindo o vinho sem se preocupar com o peso de um rótulo.

TESTE DE HUMILDADE

Por muitas vezes, tive curiosidade de fazer um teste com aquele amigo esnobe, colocando um vinho estilo “Reservado” numa garrafa de um outro caríssimo. Será que ele iria achar maravilhoso? Por essas e outras, admito que uma degustação às cegas é uma ótima maneira de se exercitar a humildade.


Então, que tal combinar uma brincadeira desse tipo com a galera? Aposto que será memorável ao ponto de vocês desejarem repetir a dose. Permita-se e Divirta-se!

 

Anúncios

Um comentário em “Degustação às Cegas com os Amigos é Diversão na Certa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s