Vinho Bouchonée Já é Coisa do Passado

Quantas vezes você já abriu um vinho e percebeu aquele odor característico de bouchonée (contaminação da rolha por fungo TCA)? Não é comum, mas volta e meia acontece.

ND-Tech

Porém, se depender da Corticeira Amorim, episódios como esse vão ficar apenas na memória. A maior produtora de rolhas de cortiça do mundo anunciou recentemente o lançamento de uma rolha natural à prova de TCA (tricloroanisol).

O QUE É TCA?

TCA é uma espécie de fungo que faz com que os vinhos tenham um odor ruim de mofo, o famoso bouchonée. 

NOVIDADE: ROLHA NDTECH

A grande promessa da nova rolha NDtech é a ausência de TCA em níveis detectáveis pelos seres humanos, ou seja, menos de 0,5 nanogramas/litro. Tudo isso em uma rolha de cortiça natural! A novidade é fruto de um programa de investimento de 5 anos e 10 milhões de euros, empregados em um sistema de controle de qualidade. “Até agora, nenhum produtor de rolhas foi capaz de garantir um sistema de controle de qualidade aromático para cortiça natural que avalia rolhas individualmente”, disse Miguel Cabral, diretor de desenvolvimento da Amorim. 

NDTech-cork-stoppers

A empresa analisa cada rolha por meio de uma sofisticada cromatografia de gás que, em poucos segundos, torna a tecnologia viável em grande escala. Talvez seja por isso que a NDtech tem sido considerada uma das maiores inovações do setor nos últimos anos.

Ultimamente, as empresas têm se esforçado ao máximo para criar soluções para que o nosso contato com o vinho seja cada vez mais perfeito. Isso é muito legal! Só quero ver essa rolha na prática

Referência: Revista Adega – Imagens: Divulgação.

Um comentário em “Vinho Bouchonée Já é Coisa do Passado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s